797kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

GTA, melões e a revista TIME. Os "memes" da final do campeonato

Este artigo tem mais de 4 anos

Uns ensinam Sérgio Conceição a cortar melões (e a usá-los). Outros querem que Lage apareça na revista TIME. Até JJ é chamado para a festa de memes no final do campeonato.

i

Insónias em Carvão/ Twitter

Insónias em Carvão/ Twitter

O que une jogos de computador, tutoriais sobre como cortar melões, a revista TIME e Jorge Jesus? A final de um campeonato português de futebol. O Observador esteve atento a outro duelo, o dos memes, para encontrar as melhores sátiras à noite de todas as decisões. Até o Sporting entrou na batalha.

O “Insónias em Carvão” foi para o Twitter mostrar uma montagem entre uma imagem do Marquês de Pombal e uma personagem do jogo Grand Theft Auto (GTA). “Ah shit, here we go again” pode traduzir-se em português para “Ah, m****, aqui vamos nós outra vez”. E refere-se às celebrações benfiquistas que costumam acontecer no centro de Lisboa.

Os memes não sobrevivem apenas nas redes sociais. No Estádio do Dragão, onde se disputou o FC Porto-Sporting, os Super Dragões levaram uma faixa polémica. Mostra uma suposta equipa benfiquista numa fotografia oficial, mas no lugar dos rostos dos atletas estão antes fotografias de árbitros, de empresários e até do primeiro-ministro António Costa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O “Insónias em Carvão” voltou à carga e brincou com a conquista de Bruno Lage à frente do Benfica. O FC Porto parecia um campeão nacional mais óbvio antes da entrada do técnico benfiquista, que saiu da liderança do Benfica B quando Rui Vitória saiu do comando da equipa principal. Mas Bruno Lage deu a volta ao campeonato. E agora, o “Insónias” até o coloca na capa da TIME para “Personalidade do Ano”.

A alegria de uns é muitas vezes a tristeza dos outros. Enquanto a festa benfiquista prossegue no Estádio da Luz a caminho da Rotunda do Marquês de Pombal, no Porto a equipa de Sérgio Conceição tem de se resignar ao segundo lugar. O resultado? A página “Um Azar do Kralj” imagina que é este: um técnico portista com um melão.

E ensina o técnico portista a cortar a fruta com pompa e circunstância.

“JJ Bóçe”, um mural no Instagram que satiriza Jorge Jesus e as declarações que faz em público, também não passou ao lado dos acontecimentos de esta noite. Depois de treinar o Benfica, estar à frente do Sporting — mas sair de forma atribulada quando Bruno de Carvalho ainda era presidente — e até ser indicado como um possível sucessor de Sérgio Conceição, talvez Jorge Jesus esteja pronto para vestir a camisola do Porto.

A febre dos memes atravessou fronteiras e já se tornou uma ferramenta utilizada nas redes sociais oficias dos clubes. Por várias vezes, o Sporting publicou gifs — uma imagem muitas vezes usada nos tais memes — para apoiar os jogadores em campo. Por exemplo, quando Diaby chocou num placard publicitário durante uma disputa de bola com Felipe, esta foi a reação no Twitter do Sporting: um gif saído da série humorística “The Office”.

Como está Luís Filipe Vieira a reagir à vitória do Benfica? As imagens já o mostraram dentro do balneário encarnado a celebrar com os atletas e a elogiar Bruno Lage –até houve referências a “tomates muito grandes”. Durante o jogo, no entanto, Edgar Silva imaginou o presidente do Benfica na maior descontração a assistir à partida.

Bernardo Domingos partilhou no Twitter o meme que um adepto benfiquista levou para o Estádio da Luz. O cartaz deste homem pede os calções a Samaris, numa referência ao jogo em que Fábio Coentrão puxou os calções de Samaris, deixando o atleta benfiquista de boxers em campo.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos