Milhares ainda se arrumavam nas cadeiras do Wanda Metropolitano, outros milhares ainda colocavam os últimos aperitivos em cima da mesa, milhões viviam ainda a adrenalina inevitável dos instantes iniciais da final da Liga dos Campeões. O relógio mal marcava 25 segundos de jogo quando Damir Skomina, o esloveno que este sábado apita o encontro entre Tottenham e Liverpool em Madrid, assinalou grande penalidade de Sissoko. Mané tentou cruzar, o médio francês intercetou a bola com o braço no interior da grande área e o árbitro não teve dúvidas. 25 segundos, penálti para o Liverpool.

Quando Mohamed Salah converteu a grande penalidade ao bater Lloris, o cronómetro já indicava dois minutos: o que não impediu o avançado egípcio de entrar para os registos históricos da Liga dos Campeões. O golo de Salah foi mesmo o mais rápido em finais da Champions desde 2005, há 14 anos, quando Paolo Maldini colocou o AC Milan em vantagem em relação precisamente ao Liverpool uns segundos antes (os ingleses acabaram por conquistar o troféu nas grandes penalidades).

Salah entrou ainda para uma lista muito reduzida que só inclui marcadores de grandes penalidades numa primeira parte da final da Liga dos Campeões. Desde 2001 e de Mendieta — numa final em que o Bayern Munique acabou por bater o Valencia — que não era assinalado um penálti no primeiro tempo da principal final europeia: antes, em 1967, Mazzola aproveitou uma grande penalidade para dar vantagem ao Inter Milão na final da Taça dos Campeões Europeus no Jamor que o Celtic acabou por ganhar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, a última equipa que tinha convertido uma grande penalidade no tempo regulamentar da final da Liga dos Campeões tinha sido o Borussia Dortmund, em 2013, quando Gundogan marcou um penálti na segunda parte do jogo que o Bayern Munique ganhou. Ora, nessa altura, o Borussia era treinado por…Jürgen Klopp. Salah tornou-se ainda o quinto africano a marcar na final da Champions (depois do ex-FC Porto Madjer, de Eto’o, Drogba e Mané) e o primeiro egípcio da história a apontar golos no jogo mais importante do futebol europeu.