789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Exames nacionais. Notas a Matemática e Português sobem, só Filosofia não chegou à nota positiva

Este artigo tem mais de 4 anos

Este ano, só Filosofia não conseguiu média positiva. Notas dos três exames de Matemática sobem, enquanto que Física e Química desce. A Português, os alunos subiram as médias 8 pontos.

No ano letivo passado, entre os 22 exames realizados, só dois não tinham alcançado média positiva: História da Cultura e das Artes e História
i

No ano letivo passado, entre os 22 exames realizados, só dois não tinham alcançado média positiva: História da Cultura e das Artes e História

RAQUEL MARTINS/ OBSERVADOR

No ano letivo passado, entre os 22 exames realizados, só dois não tinham alcançado média positiva: História da Cultura e das Artes e História

RAQUEL MARTINS/ OBSERVADOR

Só no exame nacional de Filosofia do 11.º ano a média da nota dos alunos não conseguiu chegar à nota positiva. É a única exceção nas 22 provas realizadas pelos alunos do 11.º e 12.º anos, com a média desta disciplina a ficar pelos 98 valores (100 valores equivalem à nota 10). O ano passado tinha chegado à nota positiva, com 11,1 valores. De resto, todas as médias são positivas, com destaque para a subida em todos os exames de Matemática, disciplina que tradicionalmente apresenta médias mais baixas. Os alunos do 12.º ano conseguiram subir a média geral em 6 pontos, passando de 10,9 para 11,5. No 11.º ano, quer a Matemática B (alunos de Artes Visuais) quer a Matemática Aplicada às Ciências Sociais (alunos de Línguas e Humanidades), os resultados melhoraram: na primeira disciplina a subida foi de 24 pontos, a mais alta de todos os exames, estando agora a média nos 146 valores (era de 122); na segunda, o aumento foi de 8 pontos (de 102 para 110 valores).

Os dados foram divulgados esta sexta-feira pelo Júri Nacional de Exames.

Português foi outra das disciplinas que conseguiu melhorar os resultados, numa subida ligeiramente mais expressiva do que a Matemática, quando se olha para os resultados do 12.º ano. Nestas provas, a média dos alunos subiu 8 pontos, passando de 110 valores para 118. No total, mais de metade dos exames apresentaram melhorias nas notas médias, com 13 disciplinas a apresentar valores mais altos, e nove a caírem nas classificações.

As maiores subidas, depois de Matemática B, foram a História da Cultura e das Artes — que no ano anterior tinha tido média negativa — e que sobe uns impressionantes 23 pontos. A nota média fica nos 119 valores. Outra grande subida, de 21 pontos, é no exame de Geometria Descritiva de 11.º ano (114 para 135).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Veja aqui todos os resultados dos exames nacionais, por disciplina. 

Entre as nove quebras, as mais significativas, de 13 pontos, foram as de Filosofia e de Geografia do 11.º ano. Esta última cai de 116 valores para 103. Logo a seguir — entre as disciplinas com um número de alunos internos superior a 2500, o que permite comparações estatísticas — está o exame de Física e Química, também do 11.º ano, disciplina onde os resultados são tradicionalmente baixos. Aqui, as médias descem 6 pontos, de 106 valores para 100, ou seja, ficam na linha de água da nota positiva.

Nas quedas, o último destaque é para Biologia e Geologia, com uma quebra de apenas 2 pontos (109 para 107). As restantes disciplinas que apresentaram médias mais baixas do que no ano letivo anterior, não fizeram um número significativo de provas. É o caso de Latim A, onde apenas 57 alunos foram a exame e que cai 14 pontos, de 121 para 107.

Taxas de reprovação estão melhores

Da mesma forma que a generalidade das médias subiram, também as taxas de reprovação desceram. A única exceção são as disciplinas de Filosofia (7%), Geografia A (6%), Física e Química A (14%), Latim A (9%) e Português Língua não Materna (142 provas realizadas, 1% de chumbos), onde um maior número de alunos internos chumbou. Entre as restantes, três disciplinas permaneceram com a mesma taxa de reprovação e em 10 houve menos alunos reprovados.

Apesar de terem sido feitos 22 exames, só para 18 existem taxas de reprovação, ficando de fora os exames de Alemão, Francês, Espanhol e Inglês.

Veja aqui as distribuições das notas por valores e por tipo de aluno.

No ano letivo passado, entre os 22 exames realizados, só dois não tinham alcançado média positiva. No 11.º ano, a prova de História da Cultura e das Artes obteve 96 valores que agora sobem para os 119. No 12.º ano, o exame de História não passou dos 95 valores, que agora aumentam para 104.

Os exames nacionais do secundário foram realizados em 643 escolas e tiveram um total de 345.630 inscrições na 1.ª fase, tendo-se realizado 321.833 provas, o que corresponde a cerca de 93,11% das inscrições. Este valor representa uma diminuição de 2.767 provas em relação ao ano letivo anterior.

Entre as 22 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que registou maior número de provas realizadas foi a de Português de 12.º ano (74.259), seguida por Matemática do mesmo ano (45.664). Em terceiro lugar, aparecem as provas do 11.º ano de Biologia e Geologia (42.848 provas) e a de Física e Química A (41.385).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora