Já voltou a funcionar o serviço lançado no domingo pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), tendo estado várias horas indisponível este mapa interativo no qual é possível perceber se, e onde, há combustível — mas apenas nos postos da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA). Mas é possível ter uma ideia de como estão a evoluir os tanques a partir da plataforma criada pelos voluntários da VOST.
[Pode consultar aqui os dados da Rede Estratégica de Postos de Abastecimento, feita pela ENSE]
A REPA é constituída por 374 postos de abastecimento — 54 exclusivos para forças armadas e de segurança, serviços e agentes de proteção civil e os serviços prisionais, de emergência médica e de transporte de medicamentos e dispositivos médicos; e outros 320 não exclusivos, nos quais a população em geral pode abastecer combustível até um limite de 15 litros por viatura.
O grupo de voluntários VOST Portugal continua a disponibilizar informação no site Já Não Dá Para Abastecer, que informa se ainda há combustível nos vários postos de abastecimento do país, mas a informação da ENSE é oficial e diz apenas respeito aos postos da REPA.
[Veja aqui o mapa da VOST com a situação dos vários postos de combustível do país]
Segundo esta plataforma, em 15,7% das gasolineiras já não existe qualquer combustível e em 15,1% não há ou gasolina ou gasóleo. Ou seja, em mais de 30% falta pelo menos um dos principais combustíveis, num universo de quase 3.000 gasolineiras.
Os pontos vermelhos e amarelos predominam no litoral e no sul do país.