A fundação que Leonardo DiCaprio criou há sensivelmente um mês, Earth Alliance, vai doar 5 milhões de dólares (cerca de 4,50 milhões de euros) para salvar a Amazónia dos fogos ininterruptos de que a região tem sido alvo. A partir da fundação em causa, também com os filantropos Laurene Powell Jobs e Brian Seth na ficha técnica, foi aberto um fundo de nome Amazon Forest Fund que tem como derradeiro destinatário as comunidades indígenas e outros parceiros locais que trabalham no sentido de proteger a biodiversidade da Amazónia das chamas que têm consumido aquela região.
“100% das doações vão para os parceiros que estão a trabalhar no terreno para proteger a Amazónia”, escreveu Leonardo DiCaprio no domingo na sua conta de Instagram. “[A fundação] Earth Alliance compromete-se a ajudar a proteger o mundo natural. Estamos profundamente preocupados com a atual crise na Amazónia”, continuou o ator. A legenda em questão é acompanhada por fotografias de povos indígenas, mas também da área florestal já consumida pelas chamas.
https://www.instagram.com/p/B1ltuBjlNuY/?utm_source=ig_embed
A fundação Earth Alliance já soma quase 700 mil pessoas na respetiva página de Instagram. Os fundos, acrescenta a Variety, vão remeter para cinco organizações locais, incluindo a Associação Floresta Protegida (Kayapo) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazónia Brasileira (COIAB).
A Amazónia, a maior florestal tropical do mundo, tem sido alvo de intensos fogos que despertaram a atenção à escala global. No passado domingo, a título de exemplo, milhares pessoas, incluindo artistas como Caetano Veloso, mas também políticos e intelectuais brasileiros marcharam na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, em defesa da Amazónia e contra o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Esta segunda-feira, dia 26 de agosto, o Presidente francês Emmanuel Macron anunciou que os países que compõem o G7 vão desbloquear uma ajuda de emergência no valor de 20 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de euros), uma verba que visa o envio de aviões para o combate às chamas e ainda o financiamento de um plano de reflorestação.