Rádio Observador

Brexit

Grupo anti-Brexit desenha na praia retrato de Michael Gove “visível do Espaço”

"Não votámos para sair sem um acordo", disse em março o agora número dois de Boris Johnson. A frase é agora recordada num desenho de 7.500 metros quadrados traçado na areia.

O desenho é obra do grupo Led By Donkeys e foi feito na praia de Redcar, no nordeste de Inglaterra

Led By Donkeys

O grupo britânico anti-Brexit Led By Donkeys (em português, Liderados Por Burros) desenhou na praia um retrato de Michael Gove, acompanhado de uma citação antiga do número dois do governo de Boris Johnson onde afirmava que o Reino Unido “não votou para sair sem um acordo” no referendo de 2016. Segundo o grupo, o retrato de 7.500 metros quadrados é “visível do Espaço”.

A frase remonta a março deste ano e consta de um artigo que Gove escreveu para o Daily Mail. Só que, depois de ser escolhido para chanceler do Ducado de Lancaster em julho, Gove está agora encarregue dos planos para fazer o Reino Unido sair da Europa sem acordo e apoiou a ideia do primeiro-ministro de suspender o Parlamento.

Hey, líder do ‘Vota para Sair’ Michael Gove, lembras-te de, em março, admitires que não havia mandato para uma saída sem acordo porque ninguém votou para isso no referendo de 2016? Achámos que devíamos lembrar o país através de um retrato de 7.500 metros quadrados na praia de Redcar visível do Espaço. Não tens que agradecer”, escreveu o grupo no Twitter.

“O nosso primeiro-ministro não eleito está a suspender o Parlamento para forçar um Brexit sem acordo, plano para o qual o líder da campanha para sair da Europa admite que ninguém votou. Johnson e Gove querem que esqueçamos isso. Por isso, tornámo-lo visível do espaço”, acrescenta o Led By Donkeys.

O grupo, formado em dezembro de 2018, explicou que fez o desenho no nordeste de Inglaterra pois considera que esta será uma das zonas mais afetadas por um Brexit sem acordo. “Ninguém votou para perder empregos e investimento”, escreveu o Led By Donkeys no Twitter.

Alguns dos membros deste grupo fazem também parte da Greenpeace e, segundo o The Guardian, o nome é inspirado numa frase utilizada para descrever os soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial: “Leões liderados por burros”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcasanova@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)