Rádio Observador

Audi

Se quer ver como é o jipe do futuro, espreite aqui

O AI:Trail é o jipe para um futuro não muito distante. Companheiro ideal para incursões pela natureza, possui uma imensa superfície vidrada, um motor eléctrico por roda e 5 drones a indicar o caminho.

Apresentado no Salão de Frankfurt, o futurista jipe da Audi, o AI:Trail quattro, pode nunca vir a ser produzido, mas revela o rumo que os técnicos da marca alemã gostariam que os jipes tomassem. Visando deslocar-se o mais à vontade possível pelo campo, começa por apresentar um habitáculo concebido para maximizar a visibilidade para o exterior, com janelas imensas. Apesar das formas compactas, espaço a bordo não falta, inclusivamente para guardar objectos, de equipamento fotográfico a carabinas, passando por botas e oleados ensopados. E para máxima comodidade dos utilizadores, o AI:Trail quattro é autónomo, pelo que todos a bordo podem entregar-se ao prazer de “curtir” a paisagem.

Para resolver os problemas de visibilidade nas zonas mais escuras, ou quando cai a noite, o curioso veículo está equipado com cinco drones que poisam (e carregam as baterias) no tejadilho e depois levantam voo, iluminando tudo à volta do veículo, pois são eles que estão equipados com faróis Matrix LED.

Com 4,15 m de comprimento, sensivelmente o mesmo de um Audi A1, 2,15 m de largura e 1,67 m de altura, este jipe do futuro conta com pneus TT montados em jantes com 22” de diâmetro para conseguir ir a todo o lado e voltar. Ou não tivesse uma distância ao solo de 34 cm e a capacidade de lidar com vaus até meio metro de profundidade.

Combinando quatro motores, um por roda, o AI:Trail quattro tem a capacidade de modular a transmissão de potência como achar melhor, consoante os obstáculos e tentando maximizar a autonomia, estimada em um máximo de 500 km. Pena que o seu peso aponte para 1.750 kg, mas a necessidade de acomodar as baterias necessárias para recarregar todos os acessórios não deixa grandes alternativas…

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
Minas

O lítio. Contra a desinformação marchar, marchar!

Filipe Anacoreta Correia
738

A extração do lítio não representa um retorno elevado e a acontecer seria o mais grave atentado à riqueza do nosso país: o desenvolvimento sustentável e a preservação do seu património natural.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)