A bebé Matilde vai voltar a ser operada na sexta-feira, depois de os médicos terem descoberto através de uma TAC que os ventrículos da criança “estão novamente aumentados”, explicaram os pais no Facebook. Assim, Matilde é operada pela segunda vez em apenas duas semanas, depois da cirurgia à cabeça. 

“A TAC que repeti ontem de manhã revelou que os ventrículos estão novamente aumentados… e tive que fazer outra ressonância magnética para avaliar o motivo e o que fazer a seguir”, escreveram os pais, em nome de Matilde, na página dedicada à bebé. Os médicos, adianta a publicação, explicaram que o canal feito na primeira cirurgia “não está a ser eficaz e o mais provável é que esteja a fechar, e o líquido não está a conseguir circular”. A intervenção vai servir, assim, “para colocar uma válvula inteligente que vai drenando o líquido até ao estômago”.

Olá meus queridosOntem não consegui dar vos notícias, foi mais um dia muito difícil e não vos trago boas notícias ?A TAC que repeti ontem de manhã revelou que os ventrículos estão novamente aumentados… e tive que fazer outra ressonância magnética para avaliar o motivo e o que fazer a seguir ?A Dra veio falar com os papás à noite, para explicar que o canal que fizeram na primeira cirurgia não está a ser eficaz e o mais provável é que esteja a fechar, e o líquido não está a conseguir circular ?A solução é fazer uma nova cirurgia para colocar uma válvula inteligente que vai drenando o líquido até ao estômago, não fica nada visível, mas é permanente e não tem implicações no meu crescimento…Vou ser operada na 6f ao final da manhã ?Apesar disto tudo tenho estado bem disposta durante o dia, estou cada vez mais mexida e conversadora, já quero dar umas gargalhadas ? Tenho cada vez mais força nas perninhas, nos bracinhos e nas mãozinhas ?Puxo os brinquedos e adoro ver me ao espelho ?À noite é que fico mais rabugentinha e irritada, demoro mais a adormecer ?Obrigada pelo carinho e pela força, pela fé e pela preocupação ?As vossas mensagens de apoio tornam o nosso caminho menos duro ?Beijinhos nos vossos corações da vossa Matilde ?#juntospelamatilde #juntossomosmaisfortes #hojepormimamanhaporti #ame #amemais #orgulhonopovoportugues #zolgensma

Posted by Matilde, uma bebé especial on Thursday, September 19, 2019

Os pais dizem ainda que a criança tem estado bem disposta, “cada vez mais mexida e conversadora” e sorridente.

A bebé Matilde sofre de atrofiar muscular espinhal (AME) do tipo 1, uma doença que afeta todos os músculos do corpo e causa perda de força, atrofia muscular, paralisia progressiva e perda de capacidades motoras. O tipo 1 é mesmo a forma mais grave da doença. Para travar a evolução da atrofia, foi administrado a Matilde o Zolgensma, medicamento mais caro do mundo e que custa dois milhões de euros.

(Artigo atualizado às 16h25)