789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Num jogo sem golos, a melhor notícia foi Zlobin, o miúdo que se portou como um czar (a crónica do Benfica-V. Guimarães)

Este artigo tem mais de 4 anos

Num arranque da Taça da Liga sem golos, Lage fez oito mudanças e estreou Zlobin, que foi mesmo a melhor notícia para os encarnados. O Benfica precisou de lançar Rafa e De Tomás para procurar o golo.

i

Filipe Amorim

Filipe Amorim

A vida de um treinador é ingrata. No início desta temporada, a opinião dos adeptos do Benfica sobre Bruno Lage era simples e quase consensual: o técnico era quase um Messias no Estádio da Luz, depois de ter aparecido no meio do nevoeiro para recuperar uma equipa ferida por maus resultados e orfã de Rui Vitória. A derrota com o FC Porto em casa, num jogo em que os encarnados não conseguiram implementar nenhuma das ideias que habitualmente demonstram, trouxe muitas críticas a um Bruno Lage que era até aí praticamente intocável; a equipa que apresentou a meio da semana passada contra o RB Leipzig, mais do que o resultado final, originou muitas dúvidas quanto ao tamanho da ambição do treinador para esta equipa do Benfica; e o encontro com o Moreirense, no sábado, podia ter sido a gota de água para que uma mancha de adeptos começasse a contestar o técnico. A reviravolta em Moreira de Cónegos, já nos últimos minutos, silenciou a situação.

Na antecâmara da receção ao V. Guimarães, esta quarta-feira, Bruno Lage prometeu desde logo que iria fazer várias alterações ao onze inicial, de forma assumida, aproveitando a Taça da Liga para fazer descansar alguns dos habituais titulares. Com Pizzi fora dos eleitos e a assistir à partida desde a bancada, o treinador oferecia a estreia absoluta ao guarda-redes Zlobin, que aparecia no lugar de Vlachodimos, colocava os jovens laterais Nuno e Tomás Tavares em vez de Grimaldo e André Almeida, lançava Caio Lucas no onze e ainda Jardel, Samaris e Jota, que surgiam onde têm estado Rúben Dias, Fejsa e Raúl de Tomás. No banco, para além do avançado espanhol e de Rafa, estava Gabriel, que regressava às opções encarnadas.

Mostrar Esconder

Ficha de jogo

Benfica-V. Guimarães, 0-0

Fase de grupos da Taça da Liga

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Rui Costa (AF Porto)

Benfica: Zlobin, Tomás Tavares, Jardel, Rúben Dias, Nuno Tavares, Caio Lucas (Raúl de Tomás, 81′), Gedson, Samaris (Gabriel, 65′), Taarabt, Seferovic, Jota (Rafa, 60′)

Suplentes não utilizados: Svilar, Grimaldo, David Tavares, Ferro

Treinador: Bruno Lage

V. Guimarães: Douglas, Sacko, Venâncio, Pedrão, Florent Hanin, Mikel Agu (André Pereira, 66′), Poha, Rochinha, André Almeida (Evangelista, 58′), Davidson, Bonatini (Edwards, 72′)

Suplentes não utilizados: Miguel, Tapsoba, Lucas, Pêpê

Treinador: Ivo Vieira

Golos: nada a registar

Ação disciplinar: cartão amarelo a Davidson (56′), Taarabt (74′), Sacko (75′)

No arranque de uma Taça da Liga onde o Benfica caiu nas meias-finais na temporada passada, perante o FC Porto, os encarnados encontravam uma equipa cujo momento e historial de resultados recentes corresponde em quase tudo aos do conjunto de Lage. Além de, tal como o Benfica, também ter vencido para a Liga no fim de semana, o V. Guimarães também perdeu para as competições europeias a meio da semana. Se os encarnados foram derrotados em casa pelo RB Leipzig para a Liga dos Campeões — aquela que é, teoricamente, a equipa mais forte do grupo em que estão inseridos –, a equipa de Ivo Vieira foi à Bélgica perder com o Standard Liège no início da Liga Europa — aquela que é, teoricamente, a equipa mais acessível do grupo em que estão inseridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa primeira parte que não chegou a ser morna porque nenhuma das equipas se fechou no próprio meio-campo defensivo com o objetivo de segurar o resultado, a verdade é que tanto Benfica como V. Guimarães tiveram algumas dificuldades em manter a posse de bola durante longos períodos de tempo ou superiorizar-se ao adversário de forma constante e consistente. Ainda que os encarnados tenham sido os primeiros a dar sinais de querer chegar à vantagem, com um remate de Jota à malha lateral (3′), a equipa de Ivo Vieira depressa mostrou que podia criar perigo pelo corredor direito do ataque, onde Caio Lucas nem sempre ajudava Nuno Tavares a fazer as dobras e o jovem lateral sofria com as subidas de Sacko, as incursões de Mikel Agu pela ala e as tentativas de Rochinha pelo espaço entre ele e Jardel.

O primeiro sinal apareceu pouco depois da tentativa de Jota, com Davidson a atirar em jeito para o poste mais distante (6′), e depois foi Rochinha a receber de Sacko já na grande área e a rematar na diagonal para Zlobin defender com os olhos (9′). O Benfica reagiu com uma oportunidade de Jardel, que cabeceou ao lado depois de um cruzamento de Taarabt (17′), mas principalmente com alterações estratégicas: a dada altura, Gedson passou a jogar mais perto de Seferovic, de forma a encurtar o espaço entre a linha intermédia e a mais avançada, e a verdade é que o Benfica conseguiu começar a construir de forma cada vez mais apoiada. O jogo caminhou para o intervalo com pouco discernimento e muito dividido a meio-campo, com as duas equipas a cometerem alguns erros que acabavam por comprometer a saída para o ataque e o aproveitamento do espaço que estava a ser deixado nas costas por ambas as defesas. O lance mais perigoso do primeiro tempo surgiu mesmo em cima do intervalo, com Zlobin a evitar o golo em cima da linha, Pedrão a acertar na trave na insistência e Davidson a rematar ao poste na recarga (45′), mas as equipas foram mesmo para os balneários ainda sem golos marcados.

Na segunda parte, Davidson — em clara evidência na frente de ataque vimaranense — voltou a beneficiar de duas oportunidades claras para inaugurar o marcador e Bruno Lage percebeu que era necessário mexer na equipa: até porque, numa altura em que Ivo Vieira já tinha lançado Lucas Evangelista, o Benfica chegou ao fim do quarto de hora inicial do segundo tempo sem qualquer remate enquadrado com a baliza de Douglas (enquanto que o V. Guimarães já levava seis). Na hora de mudar, o treinador lançou o abre-latas do costume, Rafa Silva, e tirou um Jota que continua sem justificar por inteiro as oportunidades de que vai beneficiando. Seguiu-se Gabriel, que voltou aos relvados depois de se ter lesionado na Supertaça com o Sporting, e o Benfica recuperou um ímpeto ofensivo que tinha faltado na primeira metade da segunda parte.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do Benfica-V. Guimarães:]

Se, até às entradas de Rafa e de Gabriel, o V. Guimarães estava a colocar a primeira linha de construção praticamente no meio-campo e obrigava os encarnados a procurar as bolas longas e a profundidade, os dois jogadores conseguiram empurrar os vimaranenses para o próprio meio-campo e assumir o controlo da linha intermédia, num ponto que foi chave para que os laterais se arriscassem a subir no corredor, algo que praticamente não aconteceu durante a primeira parte. Já nos últimos dez minutos, Bruno Lage trocou Caio Lucas — que não deixou grandes indicações — e colocou em campo Raúl de Tomás, para tentar chegar ao golo da vitória. Em dois lances construídos com regra e esquadro por Tomás Tavares, que voltou a estar em evidência e a mostrar que é alternativa para as laterais da defesa encarnada, Seferovic cabeceou por cima e Venâncio evitou a finalização de Rafa e o Benfica não conseguiu alcançar a vitória, empatando sem golos no arranque da Taça da Liga num jogo em que o resultado até poderia ter caído para o V. Guimarães.

Mesmo estando a jogar naquela que é, provavelmente, a última entrada na lista de prioridades do Benfica, as bancadas da Luz acusaram o nulo e a exibição menos conseguida a assobiaram a equipa durante alguns instantes após o apito final. Bruno Lage pediu calma aos adeptos mas a verdade é que esta quarta-feira, em casa, os encarnados voltaram a provar que dificilmente poderão lutar por vitórias sem os habituais titulares. Com Pizzi na bancada, o treinador não hesitou em lançar Rafa e Raúl de Tomás quando o tempo escasseava e Jota e Caio Lucas continuam sem ser alternativas reais para o ataque. Contas feitas e, para além das provas que já haviam sido dadas tanto por Nuno Tavares como por Tomás Tavares, a verdade é que a melhor notícia que o Benfica leva desta primeira jornada da Taça da Liga é Ivan Zlobin: o guarda-redes russo não acusou a pressão da estreia e não acusou a pressão da titularidade e esteve sempre seguro entre os postes, segurando até o nulo em diversas ocasiões, principalmente no primeiro tempo. E deixou claro que, talvez, por ventura, eventualmente, não tenha sido um drama tão grande assim o facto de o Benfica não ter conseguido contratar um guarda-redes no verão.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora