Seis elefantes morreram depois de cair de uma cascata na Tailândia enquanto aparentemente se tentavam salvar uns aos outros. O incidente ocorreu depois de uma cria de um elefante ter escorregado e caído da cascata no Parque Nacional Khao Yai, no centro da Tailândia — o que levou depois a que os outros animais tenham tentado salvar o elefante bebé, acabando por cair e morrer afogados, escreve a BBC.

As autoridades tailandesas foram chamadas ao local às 3h00 da madrugada deste sábado (20h00 de sexta-feira, em Lisboa) porque um grupo de elefantes estava a bloquear uma estrada perto da queda de água. Três horas depois, o corpo de um elefante de três anos foi encontrado junto à cascata Haew Narok (Queda do Inferno, em português) e os cadáveres de outros cinco foram encontrados nas proximidades.

Dois elefantes foram ainda encontrados à beira de um penhasco e depois resgatados pelas autoridades tailandesas, explicou fonte do Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas da Tailândia à BBC. Khanchit Srinoppawan, chefe do Parque Nacional Khao Yai, garantiu à BBC que os dois elefantes estavam a ser vigiados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Edwin Wiek, fundador da Wildlife Friends Foundation Thailand, uma organização não-governamental que desenvolve projetos de resgate e reabilitação de animais, explicou que os dois elefantes resgatados podem vir a ter dificuldades em sobreviver, já que estes animais dependem da sua manada para proteção e para encontrar de comida. “É como perder metade da sua família”, disse Wiek à BBC, sublinhando que estes acidente poderá também ter um custo emocional uma vez que os elefantes mostram sinais de luto. 

Esta não é a primeira vez que um acidente como este acontece — são, aliás, muito comuns neste parque. Em 1992, oito elefantes morreram após cair da mesma cascata.