São 12 os inquéritos que a equipa especial de procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) tem em mãos, avança esta quarta-feira o Jornal de Notícias. A informação consta no despacho de acusação do hacker Rui Pinto, que foi indiciado por ter espiado o DCIAP.

Segundo o jornal, sete casos pertencem à comarca de Lisboa, dois à comarca do Porto, um a Braga, outro a Santa Maria da Feira e um outro a Coimbra. A lista não inclui o caso dos emails no clube da Luz mas, segundo o jornal, a investigação já está nas mãos do DCIAP. O processo não está integrado na lista porque, nesta situação, a equipa especial tem a missão de coordenar e fiscalizar a investigação, sendo que a este inquérito já se juntaram outras investigações autónomas. A equipa foi criada em abril de 2018 para investigar crimes relacionados com o futebol em Portugal e é constituída por duas procuradoras e uma procuradora-adjunta.

Além do caso dos emails do Benfica, em que o clube da Luz está acusado de ter criado um esquema para dominar o futebol nacional, nomeadamente a arbitragem, está ainda a ser investigado o jogo entre o Feirense e o Rio Ave de fevereiro de 2017, sobre o qual recaem suspeitas de corrupção de jogadores. Outro caso  é o de um jogo entre o Sporting de Braga e o F. C. Porto — o diretor-geral dos azuis e brancos, Luís Gonçalves, terá ameaças um árbitro.

7 respostas para perceber a sentença dos emails que condenou o FC Porto a pagar 2 milhões ao Benfica

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR