Bastou uma hora e quarenta minutos para Cori Gauff — ou Coco Gauff, como também é conhecida — se tornar a mais jovem tenista a conquistar um torneio no circuito WTA (Women’s Tennis Association) nos últimos 15 anos. É o primeiro título da norte-americana de 15 anos.

Segundo a CNN, a adolescente, na altura 110.ª no ranking mundial, venceu o Linz Open, este domingo, derrotando Jelena Ostapenko, da Letónia — vencedora do torneio de Roland Garros em 2017 e 72ª no ranking — por 6-3, 1-6, 6-2.

A última vez que um feito destes aconteceu foi no ano em que Gauff nasceu. Em 2004, a tenista checa Nicole Vaidisova, também aos 15 anos, venceu os torneios de Vancouver e Tashkent.

“Claramente que me vou lembrar deste momento para o resto da minha vida”, afirmou a adolescente, depois da vitória. A tenista tinha perdido, na semana passada, na segunda ronda de qualificação frente a Tamara Korpatsch (130ª no ranking mundial), mas voltou à competição depois de Maria Sakkari ter desistido, devido a uma lesão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com esta vitória, Gauff subiu ao top100 do ranking mundial e tem assim entrada garantida no seu primeiro Grand Slam, em janeiro, no Open da Austrália, refere o New York Times.

A tenista tornou-se uma estrela depois de, em julho, na primeira ronda do torneio de Wimbledon, ter eliminado Venus Williams em apenas uma hora e 19 minutos. Segue-se agora o Open do Luxemburgo, onde Gauff, atualmente 71ª no ranking, irá defrontar a russa Anna Blinkova (66ª no ranking), já esta terça-feira.

Um vestido online, o teste de ciências e dois passos para a história: Cori Gauff, a surpresa de Wimbledon aos 15 anos