Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que as crianças que têm, em redor das suas escolas e casas, espaços verdes, apresentam um “menor risco de desenvolver doenças no futuro”, revelou a responsável.
Em entrevista à agência Lusa, Ana Isabel Ribeiro, investigadora do ISPUP, afirmou esta terça-feira que o estudo, publicado na revista “Environmental International”, visava “perceber se a exposição a espaços verdes tinha algum reflexo na saúde das crianças”.
Para “explorar o impacto desta exposição”, ainda pouco estudada internacionalmente, os investigadores analisaram os marcadores biológicos de 3.100 crianças, com 7 anos, da Área Metropolitana do Porto pertencentes à Geração XXI (um estudo longitudinal do ISPUP que acompanha, desde 2005, 8.600 crianças).
Estas crianças estão todas georreferenciadas, ou seja, nós sabemos em que par de coordenadas é que elas vivem e em que escolas estudam. Com base nesta informação, cruzámos os dados de saúde da criança com a informação ambiental”, explicou.
No estudo foram incluídos 226 espaços verdes públicos e de livre acesso da Área Metropolitana do Porto que, posteriormente, foram correlacionados com dados de saúde de cada criança, tais como, a pressão arterial, relação cintura/anca, hemoglobina glicada, colesterol e proteína C-reativa. “Conseguimos medir a acessibilidade geográfica e, regra geral, vimos que as crianças que tinham espaços verdes no entorno da escola e de casa apresentavam níveis de biomarcadores mais favoráveis”, referiu.
No entanto, os investigadores afirmam que as “diferenças são relevantes” quando comparadas as exposições em redor das escolas.
As crianças que dispunham de espaços verdes a 400 e 800 metros no entorno da escola, isto é, respetivamente, 20% e 40% das crianças tinham níveis de biomarcadores melhores, sobretudo, no que diz respeito aos marcadores relacionados com a saúde cardiovascular”, frisou.
Tendo em conta as evidências observadas com este estudo, Ana Isabel Ribeiro alertou para a necessidade de “não desprezar” estas áreas, sugerindo um “maior investimento na provisão destes espaços perto das escolas”, local onde as crianças passam a maioria do seu tempo. “É fundamental que os governantes e planeadores locais assegurem que a população dispõe de áreas verdes a uma distância razoável do seus locais de residência e dos parques escolares”, concluiu.
O estudo, desenvolvido por investigadores da Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) do ISPUP, integra o Exalar XXI, um projeto que estuda a relação entre o ambiente urbano e a saúde infantil.