788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PSD. Apoiantes de Pinto Luz criticam Luís Montenegro: "Cheira a troika"

Este artigo tem mais de 4 anos

Antigo líder do PSD/Lisboa, que apoia Pinto Luz, diz não conhecer o projeto de Montenegro para o país e o que conhece "cheira a troika". José Eduardo Martins diz que nem à 2ª volta votaria Montenegro.

i

orge Amaral/Global Imagens

orge Amaral/Global Imagens

Não surpreende que os apoiantes de Miguel Pinto Luz e Luís Montenegro ataquem Rui Rio. As candidaturas sabem que uma pode ser o apoio da outra numa eventual segunda volta contra o atual líder. Mas antes disso há uma primeira volta e já há apoiantes do autarca de Cascais a atirar àquele que foi o líder parlamentar durante todo o governo de Passos Coelho. Um diz que Montenegro não tem projeto para o país e que, o que tem, “cheira a troika”; outro disse que, mesmo numa segunda volta sem Pinto Luz, não votaria em Montenegro. E há ainda quem fale da necessidade de “novos rostos”.

O antigo líder da concelhia de Lisboa, Mauro Xavier, escreveu esta quarta-feira no Facebook que se revê na candidatura de Miguel Pinto Luz. E, lá está, sem surpresa, o apoiante de Pinto Luz disse discordar da forma como Rui Rio “faz oposição e gere o PSD”. Mas depois consegue ser ainda mais duro com Luís Montenegro: diz que concorda com o antigo líder parlamentar na necessidade de “unir o partido”, mas discorda da “estratégia de coligações pré-eleitorais”. E acrescenta: “Até ao momento não lhe conheço um projeto para Portugal ou o que conheço cheira a troika.

Já na terça-feira o antigo secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, tinha arrasado aquela que tem sido a estratégia de Luís Montenegro. Desde logo, em entrevista à TSF, começou por criticar o legado (de Passos Coelho) que Montenegro quer proteger: “O insucesso eleitoral do PSD, vamos ser justos, não começa com Rui Rio“.

Sobre o antigo líder parlamentar, José Eduardo Martins critica as movimentações de janeiro de 2019: “[Foi] uma tentativa de golpe tão fraquinho, tão fraquinho, que morreu numa semana, e só lhe deu mais força [a Rui Rio] para fazer o último ano de mandato com toda a liberdade.” Mas, aí, o objetivo até foi mais criticar Rio e demonstrar que teve todas as condições para liderar. No entanto, quando lhe perguntaram se apoiaria Luís Montenegro caso Pinto Luz não passasse à segunda volta, José Eduardo Martins deixou claro que não dará o seu voto ao antigo líder parlamentar: “Na eventualidade de Miguel Pinto Luz ficar em terceiro, abstenho-me de fazer muito mais escolhas. Também não é preciso sempre fazer escolhas“.

Já quando anunciou o apoio a Miguel Pinto Luz, o antigo secretário-geral do PSD no tempo de Passos Coelho, José Matos Rosa, visou indiretamente Luís Montenegro (ao mesmo tempo que visava Rui Rio). Num artigo que escreveu no Público — publicado no dia a seguir ao antigo presidente da bancada anunciar a candidatura — Matos Rosa defendeu que “o futuro exige novos protagonistas e Miguel Pinto Luz traz essa renovação”. E que, por isso, “o PSD deve posicionar-se já neste cenário, de olhos postos no futuro”. Ou seja: apostar já as fichas em Pinto Luz.

Na segunda volta 1+1 será mais do que 1?

Dos três candidatos até agora anunciados (Miguel Pinto Luz, Luís Montenegro e Rui Rio), o vice-presidente da câmara de Cascais é o menos conhecido entre os militantes do PSD. Na linha de partida, os candidatos mais fortes (com mais aparelho, mais mediáticos) são Montenegro e Rio, o que significa que — numa lógica de casa de apostas — Miguel Pinto Luz parte como o menos favorito e mais candidato ao terceiro lugar. A própria candidatura parece dizer no slogan que Pinto Luz pode não chegar já a líder, mas trabalha para chegar lá mais tarde: “O futuro diz presente”, é o slogan escolhido.

O próprio José Eduardo Martins, na mesma entrevista à TSF, admitiu que a falta de notoriedade de Pinto Luz torna mais difícil que chegue a presidente do PSD nestas diretas de 2020. O antigo governante disse mesmo que “Miguel Pinto Luz não tem ainda a notoriedade suficiente para, à primeira vez, o conseguir fazer [ganhar as eleições]. Mas tudo se constrói”. Se houver bipolarização, Pinto Luz pode ter a sua candidatura debilitada.

Apesar de, em teoria, não ter condições para ganhar, Pinto Luz pode vir a ser decisivo, já que — num cenário de segunda volta — o somatório do terceiro classificado com o segundo será sempre superior a 50% e, portanto, superior ao resultado obtido pelo candidato que ganhar a primeira volta.

Quando houve apenas dois candidatos, como o foi o caso de Rio e Santana, não há o risco de segunda volta porque o vencedor tem sempre a maioria expressa dos votos. Mas agora há três candidatos anunciados. Os estatutos do PSD dizem claramente que “o presidente da Comissão Política Nacional é o candidato que tenha obtido a maioria absoluta dos votos validamente expressos”. E, caso não se verifique “esta condição”, há então “lugar a uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados que se realizará no prazo máximo de dez dias a contar do dia seguinte ao primeiro sufrágio, mantendo-se os mesmos cadernos eleitorais”.

Pode, por isso, dar-se o caso de um candidato ganhar à primeira volta, mas haver uma união entre os apoiantes do segundo e terceiro classificados para o superarem à segunda volta. Resta saber se não se abrem feridas incuráveis durante a fase de campanha eleitoral. Também pode dar-se o caso do vencedor das eleições (seja ele quem for) conseguir reforçar o resultado que obteve na primeira volta à segunda, mesmo que os dois outros candidatos se unam contra si.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora