O hospital de São João, no Porto, anunciou esta sexta-feira que vai passar a divulgar pontos de situação semanais sobre a construção da nova ala pediátrica, uma obra que tem estado envolvida em polémica nos últimos anos — e cujas fontes de financiamento estão a ser investigadas pela justiça. Em comunicado, o hospital explicou que quer promover “o esclarecimento sobre o desenvolvimento e permitindo o escrutínio público” da obra, “de forma pró-ativa e transparente”.

O comunicado veio acompanhado do primeiro balanço, no qual o hospital explica que durante esta semana foram feitos “ensaios e testes na estrutura existente; instalação das alimentações elétricas ao estaleiro; implantação de sistemas de segurança de obra; levantamentos e desvios de infraestruturas; conclusão de estaleiro de direção de obra e fiscalização; pré-preparação de estrutura metálica”. Para a próxima semana, está prevista a “conclusão de estaleiro da área de produção e área social; estudo e preparação das sapatas para gruas; delimitação interiores e proteções; desmontagem de áreas técnicas; provetes e ensaios de estrutura; reuniões técnicas de obra”.

DIAP do Porto investiga doações para construção de ala pediátrica do hospital São João

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas são as intervenções programadas para a zona da obra propriamente dita, no hospital, uma vez que o ponto de situação não inclui o “trabalho que está a ser desenvolvido em backoffice e em ambiente fabril”.

Serviços clínicos transferidos

Ao mesmo tempo, acrescenta o hospital de São João, estão “a ser desenvolvidos os processos de transferência de serviços clínicos em áreas de intervenção ou áreas contiguas à obra, de forma a permitir o seu adequado desenvolvimento, nomeadamente o serviço de Imuno-hemoterapia e a Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios de Pediatria (UCIP), bem como de uma área do Serviço de Urgência Pediátrica, cuja conclusão deve ocorrer durante o mês de dezembro”.

“De salientar a complexidade destas mudanças, que correspondem a áreas de enorme dimensão e com exigências únicas, e o impacto fulcral na atividade do CHUSJ e na prestação de cuidados de saúde aos utentes da região norte do país. Trata-se, nomeadamente, do maior banco de sangue hospitalar do país e da UCIP que dá cobertura ao grande trauma pediátrico do norte, único local de tratamento intensivo de crianças com patologia cardíaca ou com patologia oncológica sólida, bem como à Urgência Metropolitana do Porto de Pediatria, que inclui o único ponto de acesso de Cirurgia Pediátrica em contexto de urgência”, acrescenta o hospital.

Porque é que o Estado está a falhar na ala pediátrica do Hospital de São João?