Benamôr 1925

Rua da Escola Politécnica, 8. De segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 11h às 20h; Lx Factory. De domingo a quinta, das 10h às 20h, e sexta e sábado, das 10h às 21h

Já faltou mais para esta marca lisboeta de cremes e sabonetes assinalar o centenário. Entretanto, a Benamôr abriu, não uma, mas duas novas loja na capital, passados dois anos da inauguração do primeiro ponto de venda próprio, no renovado Campo das Cebolas. O conceito de cozinha de beleza foi agora levado para o Príncipe Real, bairro que a Benamôr decidiu brindar com uma autêntica loja de bonecas. Com paredes e estantes cor-de-rosa, é um daqueles cenários irresistivelmente fotografáveis, além de um sítio onde é possível encontrar as várias gamas da marca, do Gordíssimo à Água de Rosas Micelar. Na Lx Factory, morada da mais recente abertura, o cenário não podia ser mais diferente. Aí, a Benamôr seguiu um estilo mais industrial, onde o preto e o cinzento compõem o cenário.

+351

Rua da Boavista, 81. De segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábado e domingo, das 11h às 20h

Não há nada a temer, embora vá encontrar um grande tubarão suspenso no teto, quando visitar a nova loja da +351. Depois de um espaço em pleno Chiado, a marca criada por Ana Penha e Costa expandiu-se para o Cais do Sodré. Com mais de 220 m2, a segunda loja é maior e foi concebida para ir além das coleções da marca portuguesa. À roupa junta-se um conceito de lifestyle mais vasto, enquadrado por elementos decorativos e, claro, pelo já referido tubarão, escultura de Sebastião Lobo que traz a inspiração do mar, em especial do Atlântico, para dentro de portas. Atualmente, o estilo minimalista e as peças unissexo da +351 já chegam a vários continentes. França, México, Estados Unidos e Japão são os principais destinos de exportação. A produção continua a ser feita em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Castelbel

Centro Cultural de Belém, loja 7. De segunda a domingo, das 11h às 19h30

Do Porto, acabam de chegar os aromas da Castelbel. A marca já tinha um ponto de venda no Príncipe Real, mas agora tem uma loja só para si no Centro Cultural de Belém. O cenário era fácil de antecipar, um cruzamento do espírito da invicta com referências à luz lisboeta. O cheiro, esse, é uma miscelânea das várias linhas — romã, lavanda, verbena, figo e pera, flor de algodão, jasmim branco, laranja e rosa –, aromas que se materializam em sabonetes, velas, difusores, bolsas e papéis perfumados, cremes, perfumados e loções. Mais recentemente, a marca lançou uma linha de champôs e amaciadores sólidos. Na nova loja, há também uma máquina de personalização de sabonetes e rótulos, mesmo a tempo da corrida aos presentes de Natal.

Fora

Rua da Prata, 169. De segunda a domingo, das 11h às 20h

Com uma loja na Rua da Misericórdia, os óculos portugueses da Fora desceram até à Baixa. O novo espaço é maior e abre (ainda mais) ao público a zona de oficina, onde é possível graduar ou personalizar uns óculos em apenas dez minutos. Além dos modelos clássicos lançados pela marca portuguesa nos últimos anos, a nova morada traz algumas novidades — os Crystal, os Rocker, os Wiser e os Rounder. Depois, é só entreter-se com todas as combinações possíveis de lentes, cores e padrões.

Claus Porto

Rua dos Bacalhoeiros, 36. De segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h

A Claus Porto, outra marca cheirosa sediada a norte, abraçou o desafio de devolver à Baixa o requinte de outros tempos, quando os perfumes e aromas do Oriente chegavam por via marítima e eram comercializados nesta mesma zona da capital portuguesa. Séculos depois, a marca abre a segunda loja em solo lisboeta (no total, a quarta, tendo em conta a do Porto e a de Nova Iorque). O edifício é pombalino, o projeto é da ARX Portugal Arquitectos + Nuno Nascimento e a nova morada posiciona-se a meio do corredor que liga o Terminal de Cruzeiros de Lisboa ao coração da cidade. Num espaço marcado pelo uso do mármore, do vidro e do latão (sobre uma base de lioz, a pedra original da construção), salta à vista o novo soap bar, zona da loja onde é possível compor combinações de aromas ao gosto de cada cliente. Ao mesmo tempo, a Claus Porto lança a Musgo Real Black Edition, nova fragrância de produtos de barbear com notas de vetiver, cedro, patchuli e fava tonka.