“Existem poucas vezes na história da humanidade em que as vozes são amplificadas em momentos tão cruciais e de maneira tão transformadora — mas Greta Thunberg tornou-se uma líder do nosso tempo.” Leonardo DiCaprio é o autor das palavras publicadas na rede social Instagram, acompanhadas de duas fotografias do encontro entre os ativistas ambientais. Ele é também ator norte-americano, vencedor de um Oscar, ela é uma jovem sueca de 16 anos, que deu origem ao movimento “Fridays for future”, a greve de estudantes pelo clima. A partilha já teve mais de 4 milhões de gostos.
Para além de considerar a adolescente Greta como uma “líder do nosso tempo”, DiCaprio, destacado ativista ambiental, defendeu que a mensagem da jovem deveria ser um “alerta aos líderes mundiais de todo o mundo de que o tempo de inação acabou”.
“A história nos julgará pelo que fazemos hoje para ajudar a garantir que as gerações futuras possam desfrutar do mesmo planeta habitável que nós tão claramente tomámos como garantido”, acrescentou. “Foi uma honra passar tempo com Greta”, sublinhou Leonardo DiCaprio. “Ela e eu assumimos o compromisso de nos apoiar um ao outro, na esperança de garantir um futuro melhor para o nosso planeta.”