A marca francesa do Grupo PSA mais virada para o conforto, assim se assume a Citroën, acaba de desvendar como será o seu primeiro modelo híbrido plug-in (PHEV). O C5 Aircross Hybrid, que deverá chegar aos concessionários no final do primeiro semestre do próximo ano, esconde sob o capot o mesmo conjunto motopropulsor que já conhecemos do Peugeot 508 Hybrid. Combina o motor a gasolina PureTech de 180 cv com uma unidade eléctrica de 109 cv, montada entre o bloco a combustão e transmissão automática de oito velocidades, disponibilizando uma potência combinada de 225 cv e 320 Nm de binário instantâneo.

Mas o maior interesse da versão PHEV do SUV francês reside na possibilidade de poder percorrer 50 km em modo exclusivamente eléctrico, até uma velocidade máxima de 135 km/h, graças a um acumulador de iões de lítio com 13,2 kWh. E é justamente por isso que, sob o protocolo europeu de medição de consumos e emissões WLTP, o C5 Aircross Hybrid anuncia valores muito baixos: 1,7 l/100 km e apenas 39g/km de emissões de CO2.

A operação de recarga da bateria demora 2 horas numa wallbox de 7,4 kWh. Numa tomada doméstica são necessárias 7 horas

Prevendo vários modos de condução e a possibilidade de despoletar uma regeneração de energia mais intensa durante a travagem (accionando a função “Brake”), esta versão do C5 distingue-se esteticamente pelo facto de exibir a denominação “hybrid” e por adoptar uma cor específica para os airbumps – um azul-turquesa metálico que passa também a emoldurar as entradas de ar no pára-choques frontal.

18 fotos

Quanto ao interior, a principal nota de diferença vai para o facto de o painel de instrumentos digital (12,3 polegadas) e o ecrã central (8 polegadas) passarem a fornecer informação específica relativa a este tipo de propulsão. Além disso, ao contrário do que acontece no C5 Aircross convencional, neste caso os níveis de equipamento cingem-se aos mais completos Feel e Shine, o que significa que o SUV se apresenta com iluminação LED, jantes de 19 polegadas, câmara de visão traseira, sensores de estacionamento à frente, entre outros itens.