O México concedeu esta segunda-feira asilo político a Evo Morales, que renunciou ao cargo de Presidente da República da Bolívia, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano, Marcelo Ebrard.

“A ministra do Interior do México, Olga Sanchez Cordero, decidiu conceder asilo político a Evo Morales. A sua vida e integridade física estão ameaçadas”, disse Ebrard durante uma conferência de imprensa na Cidade do México.

Marcelo Ebrard tinha anunciado no domingo, na sua conta da rede social Twitter, que o México oferecera asilo a Evo Morales depois de ter recebido na embaixada do México em La Paz funcionários e deputados bolivianos.

“Informo que recebi uma chamada do presidente Evo Morales, que respondeu à nossa oferta, e solicitou verbal e formalmente o pedido de asilo no nosso país”, acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Evo Morales renunciou ao cargo de Presidente da República da Bolívia no domingo, após quase 14 anos no poder, numa declaração transmitida pela televisão do país.

Morales demitiu-se depois de os chefes das Forças Armadas e da polícia da Bolívia terem exigido que abandonasse o cargo para que a estabilidade e a paz possam regressar ao país.

A Assembleia Legislativa da Bolívia recebeu hoje a carta de renúncia de Evo Morales, em que o Presidente diz esperar que o seu gesto evite mais violência e permita “paz social” no país que governou durante 13 anos.

A Bolívia sofre uma grave crise desde a proclamação de Evo Morales como Presidente para um quarto mandato consecutivo nas eleições de 20 de outubro, uma vez que a oposição e os movimentos da sociedade civil alegam que houve fraude eleitoral.