Bolívia
Bolívia

Bolívia. Gás lacrimogéneo em manifestação-funeral

Manifestantes indígenas, que carregavam caixões com os corpos de familiares e amigos mortos em protesto, foram dispersados violentamente esta quinta-feira, em La Paz, com gás lacrimogéneo.
América

America Latina. Economia na base da contestação

Especialistas explicam que a classe média dos países latino-americanos está descontente em relação à desaceleração da economia na região e à falta de oportunidades ligadas a lacunas de investimento.
Bolívia

Bolívia. Marcha com caixões dispersada com gás

A manifestação de milhares de pessoas partiu da cidade vizinha de El Alto e seguiu até a praça central de São Francisco, com as urnas dos oito civis mortos durante a operação da última terça-feira.
Bolívia

Partido de Evo Morales não o recandidata

O antigo partido de Evo Morales vai concorrer às próximas eleições na Bolívia (ainda sem data) com candidatos novos e mais jovens. De fora ficam o ex-Presidente e o seu vice, exilados no México.
Conversas à Quinta

O que quer o povo nas ruas da América Latina?

Na Bolívia os protestos populares contra a fraude eleitoral levaram à queda de Evo Morales. Agora são os seus apoiantes que ocupam as ruas. No Chile os protestos surpreenderam tudo e todos. Porquê?
Bolívia

Morales: "Que não entre comida nas cidades"

217
O Governo que substituiu Morales após a renúncia e exílio do ex-presidente revelou um telefonema em que este pede "um cerco de verdade" e fala em "combate": "Agora estamos a viver em ditadura".
Bolívia

Bolívia. Autoridades reabrem refinaria bloqueada

As autoridades bolivianas reabriram esta  o acesso à refinaria de Senkata bloqueada desde quinta-feira por apoiantes de Evo Morales. A polícia recorreu a gás lacrimogéneo.
Bolívia

Bloqueios. Faltam comida e gasolina em La Paz

Bloqueios no acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem a falta de produtos básicos. Preços dispararam nos últimos dias.
Bolívia

Mais quatro mortos na Bolívia

Quatro pessoas morreram no sábado em manifestações na Bolívia, elevando para pelo menos 23 o número vítimas fatais desde o final de outubro, início da crise social e política.
Bolívia

Certa esquerda só é marxista-leninista se convier /premium

1388
Comunistas e satélites só aceitam as regras democráticas para chegarem ao poder, não para saírem dele. Se tivesse sabido perder, talvez Evo Morales pudesse voltar por via eleitoral. Assim teve de fugir.
Bolívia

Confrontos matam 5 apoiantes de Evo Morales 

292
Cinco plantadores de coca apoiantes do ex-Presidente boliviano Evo Morales, exilado no México após ter renunciado ao cargo, morreram em confrontos com a polícia e o exército na sexta-feira.
País

Governo recomenda evitar deslocações à Bolivia

O Governo português pediu à população que evite viajar para a Bolívia face ao período difícil e violento por que passa aquele país. Doze portugueses estão de visita ao país e já foram contactados.
Bolívia

UE pede "firme rejeição da violência" na Bolívia

Federica Mogherini pediu a "firme rejeição da violência" na Bolívia que atravessa uma crise política e uma onda de violentas manifestações, após Evo Morales ter renunciado ao cargo de Presidente.
Venezuela

Novo governo da Bolívia reconhece Guaidó 

A nova Presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, reconheceu Juan Guaidó como Presidente da Venezuela. O líder da oposição venezuelana já foi reconhecido como tal por mais de 50 países.
Bolívia

Quem é a nova líder interina da Bolívia?

248
A senadora Jeanine Áñez, que assume de forma interina as rédeas do governo boliviano, é a segunda mulher a liderar o país, mergulhado numa crise política e social. Conta com o apoio dos EUA.
Organização Mundial de Saúde

Trabalhadores de saneamento em risco

Estes trabalhadores "fornecem um serviço público essencial, mas muitas vezes à custa da seu dignidade, segurança, saúde e condições de vida", escreveu a Organização Mundial da Saúde.
Bolívia

Bolívia. Dez mortos e 508 feridos em confrontos

A crise na Bolívia que dura há 24 dias provocou 10 mortos, 508 feridos e 460 detenções. A violência intensificou-se na Bolívia no domingo, quando Evo Morales renunciou ao cargo de Presidente do país.
Bolívia

Brasil reconhece Presidente interina da Bolívia

200
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou esta quarta-feira que reconhece Janine Ánez como presidente interina da Bolívia, poder que, para este órgão, foi obtido de forma legal.
Bolívia

Bolívia. Pelo menos sete mortos em confrontos

Duas pessoas morreram em La Paz (oeste), duas em Santa Cruz (leste) e três em confrontos em Cochabamba (centro), informou o procurador-geral. Quatro destas foram baleadas.
Bolívia

Evo Morales já chegou ao México

260
"Saquearam e queimaram a casa da minha irmã. Tentaram saquear e queimar a minha". Evo Morales já chegou ao México, onde foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do país.
Bolívia

México concede asilo político a Evo Morales

144
O México concedeu asilo político a Evo Morales, que renunciou ao cargo de Presidente da República da Bolívia, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano.
Bolívia

Evo Morales. De herói a Presidente contestado

200
Muito antes de sonhar com o Palácio Quemado, Evo Morales foi, ainda criança, pastor de lamas. Passou pelo exército boliviano e foi cultivador de coca, a planta de onde se extrai a cocaína.
Bolívia

Rússia culpa oposição por renúncia de Morales

A Rússia denunciou a violência orquestrada pela oposição na Bolívia, assinalando que o governo "queria uma solução baseada no diálogo político", mas que os atos se assemelharam a um "golpe de Estado".
Bolívia

Morales renuncia: "A luta não termina aqui"

1039
Militares pressionaram Evo Morales a renunciar. Presidente diz ter saído pela "pacificação" do país e, horas depois, no Twitter, acusava a polícia de tentar detê-lo ilegalmente.
Bolívia

Novas eleições na Bolívia após suspeitas de fraude

454
Depois de um parecer desfavorável às eleições de 20 de outubro, o presidente da Bolívia anunciou que vai convocar novas eleições. Os membros do Tribunal Eleitoral também vão ser substituídos.
Protestos

Bolívia. Terceira vítima mortal após eleições

Os confrontos na Bolívia provocaram mais uma vítima mortal, a terceira desde o início dos protestos, e pelo menos 34 feridos, numa onda de violência desencadeada na região central de Cochabamba.
Bolívia

No pasa nada!

256
Não temos sabido quase nada da Bolívia, mas vamos recebendo toneladas de informação sobre o “inimigo americano” e agora também sobre a vida diária do homem que se atreveu a correr com o PT do Planalto
Bolívia

Bolívia prepara-se para mais violência

156
Depois de duas semanas de protestos que fizeram dois mortos, o presidente da Bolívia enfrenta nova vaga, mais radical. O ultimato de 48 para deixar o poder termina às 23 horas.
Bolívia

Polícia da Bolívia confronta opositores de Morales

A polícia usou gás lacrimogéneo e balas de borrachas contra os manifestantes que marchavam em direção ao palácio presidencial, em protesto contra a reeleição do chefe de Estado, Evo Morales.
Mundo

Dezenas de feridos na Bolívia

Na raiz dos incidentes está o descontentamento da população com o governo e uma alegada fraude eleitoral. Uma pessoa foi baleada e há relatos de uma morte por confirmar, para além dos 30 feridos.
Bolívia

Presidente da Bolívia fala em golpe de estado

O Presidente boliviano, Evo Morales, cuja reeleição na primeira volta das presidenciais é contestada, afirmou que "está a ser preparado um golpe de Estado para a próxima semana".
Bolívia

Bolívia. Evo Morales recusa negociar com oposição

A Colômbia tem estado mergulhada num clima de grande tensão com confrontos e manifestações quase diários. Os protestos surgiram quando a oposição contestou as eleições presidenciais de 20 de outubro
Bolívia

Bolívia. ONU denuncia uso excessivo de força

Relatos sobre excesso de violência incluem o uso de gás lacrimogéneo, "o que violaria os princípios básicos do uso de força", que deve ser aplicada apenas em "circunstâncias excecionais", diz ONU.
Bolívia

Evo Morales reivindica reeleição na 1.ª volta

“Ganhámos na primeira volta”, anunciou em conferência de imprensa o candidato do Movimento para o Socialismo (MAS). Morales obteve 46,83%, contra 36,7% para Carlos Mesa.
Bolívia

Bolívia. Vice do tribunal eleitoral renuncia

O vice-presidente do Supremo Tribunal Eleitoral Boliviano renunciou ao cargo na sequência das acusações de "fraude eleitoral". No mesmo dia foi convocada uma greve geral.
Bolívia

Bolívia. Confrontos após resultados provisórios

Em Sucre, capital constitucional, multidão incendiou o tribunal eleitoral local, enquanto confrontos com a polícia ocorriam em La Paz e Potosi,e a sala de campanha do partido no poder era saqueada.
Ambiente

Amazónia. UE aciona proteção civil na Bolívia

O mecanismo de proteção civil da União Europeia foi ativado para ajudar a Bolívia a combater os incêndios florestais na região de Chiquitania, no seguimento de um pedido de assistência de La Paz.
Bolívia

Incêndios. Bolívia já perdeu um milhão de hectares

105
Fortes incêndios estão a devastar áreas florestais entre a Bolívia, o Paraguai e o Brasil. Um milhão de hectares já ardeu. O presidente da Bolívia acabou por aceitar ajuda internacional.
Futebol

Coreia do Sul de Paulo Bento vence Bolívia

A Coreia do Sul, equipa treinada pelo português Paulo Bento, venceu esta sexta-feira por 1-0 a Bolívia, num jogo particular. O golo da vitória foi marcado por Lee Chung-Yong, aos 86 minutos.
Bolívia

Bolívia diz que guerra contra as drogas fracassou

O Presidente da Bolívia reconheceu ainda que houve algum progresso nos últimos dez anos na estratégia mundial contra as drogas, mas lembrou que o o cultivo, a produção e o consumo de drogas aumentaram
Bolívia

Bolívia: apagão na Venezuela é "cobarde atentado"

268
Numa publicação no Twitter, Evo Morales rejeitou ainda as "constantes sanções de ingerência dos Estados Unidos" na Venezuela, referindo que os povos latinos "apenas desejam viver livres das ameaças".
Bolívia

Bolívia. 14 mortos em deslizamentos de terra

O primeiro deslizamento ocorreu no sábado, um grande bloco de terra caiu na estrada e atingiu vários veículos em La Paz. O segundo teve lugar no domingo
Bolívia

Choque frontal entre dois autocarros faz 22 mortos

Pelo menos 22 pessoas morreram e outras 37 ficaram feridas num choque frontal entre dois autocarros numa estrada que liga as regiões de Oruro e Potosi, na Bolívia.
Itália

Battisti: fuga da prisão, asilos e homicídios

290
Italiano, ativista comunista, considerado culpado pela morte de quatro pessoas, condenado a prisão perpétua e foragido durante quase 40 anos. Foi agora detido na Bolívia. Quem é Cesare Battisti?
Itália

Italiano condenado a perpétua preso na Bolívia

209
O antigo militante de extrema esquerda italiano Cesare Battisti, condenado a prisão perpétua por quatro homicídios, foi capturado na Bolívia, informou um conselheiro do Presidente brasileiro.
Bolívia

Residência oficial de Evo Morales gera polémica

326
A nova residência oficial do presidente da Bolívia está a ser criticada pela sua dimensão e custo. Evo Morales defende que a construção vai permitir ao governo poupar nos gastos com a habitação.
Bolívia

Saldo bancário do Presidente triplicou em 12 anos

1013
A informação sobre as contas bancárias do presidente boliviano, Evo Morales, divulgada na internet na quinta-feira, revela um saldo que é o triplo do que existia quando chegou ao cargo, há 12 anos.
Bolívia

Bolívia estreia linha rápida nos teleféricos

O Presidente da Bolívia, Evo Morales, inaugurou no sábado, na capital La Paz, o troço mais veloz do sistema de teleféricos do país, o mais extenso do mundo.
Bolívia

Morreu o ex-ditador boliviano Luis García Meza

O ex-ditador boliviano Luis García Meza morreu este domingo aos 88 anos num hospital militar da capital da Bolívia, La Paz, devido a sucessivos ataques cardíacos.
Sismo

Bolívia. Sismo de magnitude 6,8 mas sem vítimas

Um sismo de magnitude 6,8 sacudiu esta segunda-feira o sudeste da Bolívia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, sem registo de vítimas ou danos materiais consideráveis.
Rali Dakar

Dakar 2018. Carlos Sousa com problemas mecânicos

O piloto português Carlos Sousa ainda não partiu para a oitava etapa do 40.º Rali Dakar, que liga Uyuni a Tupiza, na Bolívia, devido a uma fuga de óleo no carro.
Rali Dakar

Dakar2018: Benavides e Peterhansel na liderança

Benavides é o primeiro argentino a liderar o Dakar em 40 edições ao terminar os 196 quilómetros a 30 segundos do vencedor da etapa. Peterhansel parece estar a caminho da 14.ª vitória.
Bolívia

EUA pedem que Morales renuncie a um quarto mandato

Os EUA pedem que o Presidente da Bolívia renuncie a um quarto mandato. A Constituição apenas permite dois mandatos presidenciais consecutivos, mas Morales candidatou-se a um terceiro em 2014.
Cuba

Che Guevara homenageado em Cuba

299
Cerca de 70 mil cubanos de diversas idades prestaram este domingo homenagem ao guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara, executado há 50 anos na selva boliviana.
Bolívia

Exército homenageia Che Guevara, 50 anos depois

O Exército boliviano vai participar pela primeira vez numa cerimónia oficial em homenagem a Ernesto 'Che' Guevara, que abateu a 9 de outubro de 1967, no sul da Bolívia.
Acidentes de Aviação

Piloto da LaMia tinha um mandado de prisão

O piloto Miguel Quiroga, que comandava o avião que transportava a equipa de futebol Chapecoense e que caiu na semana passada, tinha um mandado de prisão por ter desertado
Acidentes e Desastres

Alan Ruschel não se lembra do que aconteceu

O pai do jogador do Chapecoense que sobreviveu à queda do avião na Colômbia diz que o filho não se lembra do que aconteceu a bordo do avião. Noiva diz que Alan Ruschel "está super bem".
Bolívia

Chape. Funcionária de aeroportos denunciada

Uma funcionária da administração de aeroportos da Bolívia foi denunciada pelo Ministério Público por não informar a tempo das suas observações sobre o plano de voo do avião da Lamia.
Acidentes de Aviação

Bolívia suspende licença da companhia aérea Lamia

A Bolívia suspendeu a licença da companhia aérea boliviana Lamia, especializada em voos 'charters', cujo avião se despenhou na segunda-feira à noite na Colômbia, causando 71 mortos, anunciou o Governo.
Acidentes de Aviação

O que se sabe sobre a tragédia do Chapecoense

Das 77 pessoas a bordo morreram 71: 68 passageiros, entre a comitiva do Chapecoense e jornalistas, e nove tripulantes. Seis sobreviveram. Avaria técnica ou falta de combustível podem estar na origem.
Bolívia

Nove acusados pelo assassinato de vice-ministro

Nove mineiros foram detidos e acusados de terem assassinado o vice-ministro do Interior boliviano, Rodolfo Illanes. Illanes foi torturado durante seis ou sete horas antes de morrer.
Bolívia

Três mineiros acusados da morte de vice-ministro

Três mineiros foram acusados dos crimes de assassinato, roubo agravado, posse de explosivos, organização criminal e atentado contra elementos de organismos de segurança do Estado.
Bolívia

Encontrado o corpo de vice-ministro boliviano

100
Rodolfo Illanes encontrava-se sequestrado por mineiros que protestavam contra uma lei sobre sindicatos promulgada pelo Presidente Evo Morales. Illanes tinha sido capturado esta quinta-feira.
Bolívia

Bill Gates doa galinhas à Bolívia. País rejeita

170
Bill Gates está a oferecer 100.000 galinhas a diversos países com populações em situação de pobreza. Mas o donativo não foi bem recebido na Bolívia: o Governo rejeitou-o, considerando-o "ofensivo".
Bolívia

Amor ao futebol deixa Evo Morales lesionado

Rutura de ligamentos do Presidente da Bolívia vai obrigar a recuperação de vários meses. Evo Morales magoou-se durante um jogo de futebol.
Polémica Lula

Presidente da Bolívia quer "reunião da emergência"

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu hoje ao seu homólogo uruguaio, Tabaré Vázquez, que preside à União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que convoque uma "reunião de emergência" para defender a Presidente brasileira, Dilma Rousseff.
Bolívia

Referendo. Tribunal confirma vitória do não

106
O Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia confirmou hoje o triunfo do 'não' no referendo realizado no domingo, que impede o Presidente, Evo Morales, de voltar a ser candidato nas eleições de 2019.
Referendo

Governo da Bolívia diz que houve "empate técnico" 

O Governo da Bolívia afirmou, este domingo, que houve um "empate técnico" no referendo constitucional sobre a recandidatura do Presidente Evo Morales.
Bolívia

Bolívia vota contra "re-reeleição" de Evo Morales

2336
Sondagens à boca das urnas indicam vitória do "Não" em referendo sobre a mudança na lei que permitiria a Evo Morales concorrer a um novo mandato.
Desporto

Presidente da Bolívia quer manter rali Dakar

O presidente da Bolívia, Evo Morales, expressou hoje o desejo que o rali todo-o-terreno Dakar continue em 2017 na América do Sul e que não regresse a África, depois de a organização da prova ter expressado essa intenção.
Star Wars

Evo Morales, o guerrilheiro Jedi, luta pelo voto

A campanha pelas alterações constitucionais que permitam ao presidente da Bolívia continuar a governar está ao rubro. Agora, Evo Morales aparece num trailer da Guerra das Estrelas. Saiba porquê.
Conservação da Natureza

Evo Morales quer destruir áreas protegidas

325
Evo Morales ameaçou expulsar pessoas e organizações que estivessem contra os seus planos para exploração petrolífera em áreas protegidas. O Papa também apelou ao bom senso do presidente boliviano.
Liberdade Religiosa

Papa pede fim do "genocídio" dos cristãos

115
"Neste terceira guerra mundial que estamos a experienciar, travada em fragmentos, uma espécie de genocídio está a acontecer" no Médio Oriente, defendeu durante a sua visita à Bolívia.
Religião

Papa começa hoje visita à América do Sul

102
A viagem de nove dias começa hoje, em Quito. Papa Francisco vai passar no Equador, na Bolívia e no Paraguai, marcados pela desigualdade, pobreza e a pesada herança de regimes autoritários.
Bolívia

Operação secreta resgata autores de ataque armado

O húngaro Elöd Tóásó e o croata boliviano Mario Tadic tinham sido condenados a cinco anos e dez meses de prisão por ataque armado, em 2009, contra a segurança de Estado.
Bolívia

ONU procura parceiros contra a fome na Bolívia

Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) enfrenta uma carência de fundos para financiar as suas estratégias de luta contra a fome na Bolívia, pelo que procura parceiros para cooperar.
Eleições Presidenciais

Morales teve 61% dos votos

O Presidente da Bolívia, Evo Morales, foi reeleito com 61% dos votos, de acordo com os resultados oficiais revelados, este sábado, pelo Supremo Tribunal Eleitoral.
Bolívia

Evo Morales eleito para terceiro mandato

"Esta vitória é um triunfo para os anticolonialistas e anti-imperialistas", disse Morales aos apoiantes. A Constituição poderá ser alterada para permitir a Morales concorrer novamente.
Eleições Presidenciais

Evo Morales perto de conquistar o 3.º mandato

O mais antigo Presidente em exercício do continente americano deverá ser reeleito à primeira volta este domingo. As sondagens dão-lhe 59% das intenções de voto.
Direitos Humanos

Trabalhar com 10 anos passa a ser legal na Bolívia

635
A lei que permite que crianças de dez anos trabalhem legalmente já tinha sido aprovada no Congresso, mas agora foi assinada pelo vice-presidente Alvaro Garcia Linera. Limite baixa de 14 anos para 10.
Bolívia

Governo pôs o relógio a girar ao contrário

Países do sul devem ter "relógios do sul", defendem os responsáveis bolivianos. Foi por isso que decidiram alterar a numeração do relógio do Congresso do país, um gesto que é mais do que capricho.
Bolívia

Evo Morales assina pelo Sport Boys. Sim, leu bem.

Além de Presidente, Evo Morales vai passar a ser jogador de futebol profissional. Já assinou contrato com um clube da primeira divisão e, aos 54 anos, promete boa preparação física.
A página está a demorar muito tempo.