O teste para o fim dos likes (gostos, em português) no Instagram, rede social detida pelo Facebook, chegou a Portugal. Se a sua conta é uma das selecionadas, a partir do final desta quinta-feira deixou de poder ver o número de gostos nas publicações de outros utilizadores, assim como as visualizações de fotografias e vídeos. O alargamento do teste foi confirmado ao Observador pelo Facebook.

A partir de hoje, estamos a expandir o nosso teste de contagens privadas para o resto do mundo além da Austrália, Brasil, Canadá, Irlanda, Itália e Nova Zelândia”, refere Tara Hopkins, responsável do Instagram.

Como explica a rede social, “se estiver no teste, não verá mais o número total de ‘gostos’ [‘likes’, em inglês ] e visualizações de fotografias e vídeos postados no feed, a menos que sejam seus”. De acordo com a mesma fonte, os resultados iniciais dos testes foram “positivos”, mas como esta é “uma mudança fundamental no Instagram”, a empresa quer aprender mais com a “comunidade global”.

Instagram deixa de exibir gostos nas publicações brasileiras

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para já, não há informação sobre qual o critério utilizado para definir as contas que fazem parte desta fase de testes. Esta medida criada pelo Facebook tem como principal objetivo aumentar a reflexão sobre os efeitos na saúde mental de jovens e demonstrar a sua preocupação com o bem-estar dos utilizadores.

Quando anunciou estes testes, o Instagram justificou a medida da seguinte forma: “Queremos que os teus amigos se foquem nas fotos e vídeo que publicas, não em quantos ‘gostos’ ela atinge”. Em maio de 2017, instituição britânica Royal Society for Public Health divulgou um estudo no qual concluiu que a aplicação Instagram “é a pior para a saúde mental de jovens”, sendo mais viciante que “álcool e cigarros”. Depois da publicação do relatório, o Information Commisioner’s Office do Reino Unido recomendou a exclusão da ferramenta de contagem de gostos na rede social.

Facebook. O fim dos likes chegou e começa na Austrália

É possível que esta medida seja apenas um teste e não venha a ser alargada a todos os utilizadores. Apesar de os gostos desaparecerem, a opção para poder reagir desta forma a uma fotografia ou comentário vai continuar a existir. Outras definições, como o número de comentários numa publicação, continua a ser visível.

Redes sociais. Mais privacidade e menos likes vão fazer-nos bem?