787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Polícia de Hong Kong invadiu universidade e ameaçou usar balas reais

Este artigo tem mais de 4 anos

Depois de cercar o campus universitário e de ter feito o aviso de que responderia a força letal com força letal, a polícia antimotim de Hong Kong entrou no campus com gás lacrimogéneo e jatos de água.

Há quase seis anos que os manifestantes saem às ruas de Hong Kong.
i

Há quase seis anos que os manifestantes saem às ruas de Hong Kong.

Getty Images

Há quase seis anos que os manifestantes saem às ruas de Hong Kong.

Getty Images

A polícia de Hong Kong invadiu um campus universitário, na madrugada de segunda-feira (hora local), depois de um cerco que incluiu lançamento de gás lacrimogéneo e canhões de água contra os manifestantes antigovernamentais.

Os manifestantes barricaram-se na Universidade Politécnica de Hong Kong vários dias, ripostando com bombas incendiárias artesanais e disparos de arco e flecha. A polícia cercou a área no domingo à noite e começou a avançar, lançando um ultimato para os manifestantes deixarem o local. A multidão vestia capas de chuva e guarda-chuvas para se proteger.

Imagens e relatos da noite de domingo (hora de Lisboa) mostram centenas de manifestantes a tentar conter o avanço policial com o arremesso de cocktails molotov e flechas a partir de barricadas. Os tumultos ganharam força às 5h30 (hora local) de segunda-feira quando as forças policiais tentaram entrar no campus onde centenas de pessoas estão barricadas.

Os manifestantes, que ocuparam vários campus importantes durante a passada semana, recuaram quase por completo, à exceção de um contingente que permanece na Universidade Politécnica. O mesmo grupo também está a bloquear o acesso a um dos três principais túneis rodoviários que ligam a Ilha de Hong Kong ao resto da cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta universidade tornou-se no reduto dos manifestantes contra as autoridades deste território que tem autonomia administrativa em relação à China. Hong Kong tem sido abalado por manifestações quase diárias desde que a chefe do Governo tentou fazer passar uma lei que estabelecia a extradição de condenados para a China continental. Esta proposta foi retirada, mas os protestos têm subido de tom contra Carrie Lam, que tem o apoio do Presidente chinês, contra a violência da polícia. Os manifestantes, quase sempre muito jovens, exigem ainda amnistia para os que já foram detidos e a adoção de um sufrágio universal em atos eleitorais.

Forças policiais rodeiam a Universidade Politécnica de Hong Kong

A polícia de Hong Kong ameaçou este domingo usar “munições reais” se continuar a enfrentar manifestantes que usem “armas letais”, no primeiro alerta deste tipo desde o início dos confrontos, há quase seis meses.

“Se eles [os manifestantes] continuarem com ações tão perigosas, não teremos outra escolha senão usar a força de forma mínima, incluindo o uso de munições reais”, disse o porta-voz da polícia, Louis Lau, numa transmissão em vídeo ao vivo na rede social Facebook.

Um polícia foi este domingo atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água.

As forças de segurança publicaram as imagens na rede social Facebook e afirmaram terem sido alvo do arremesso de tijolos, bombas incendiárias e flechas por parte de manifestantes que ainda permanecem junto à Universidade Politécnica de Hong Kong.

A polícia alertou que as condições se estão “a deteriorar”, condenou a violência dos manifestantes e recomendou à população que não se dirija para o local, sublinhando que a ação dos jovens está a colocar em perigo a vida das pessoas. Depois de mais um dia de grande violência, a polícia cercou os manifestantes dentro da universidade já este domingo e levou a cabo uma série de detenções.

Muitos manifestantes retiraram-se para o interior do campus, onde bloquearam entradas e montaram pontos de controlo de acesso.  Os manifestantes, que ocuparam vários campus importantes durante a passada semana, recuaram quase por completo, à exceção de um contingente que permanece na Universidade Politécnica. O mesmo grupo também está a bloquear o acesso a um dos três principais túneis rodoviários que ligam a Ilha de Hong Kong ao resto da cidade.

Controlo fronteiriço e catapultas guardam “universidade dos revoltosos” em Hong Kong

Na manhã de domingo a polícia já disparara gás lacrimogéneo contra os manifestantes junto à Universidade Politécnica de Hong Kong, num momento em que a oposição parlamentar critica as forças armadas chinesas que no sábado esteve a retirar escombros das ruas. A polícia antimotim alinhou-se a algumas centenas de metros e disparou várias granadas de gás lacrimogéneo contra os manifestantes, que se abrigavam atrás de uma ‘parede’ de guarda-chuvas.

Também a noite de sábado tinha já sido marcada por intensos confrontos, em que os dois lados trocaram bombas de gás lacrimogéneo e bombas incendiárias que deixaram focos de incêndio na rua.

A contestação social foi desencadeada pela apresentação de uma proposta de alteração à lei da extradição, que permitiria ao Governo e aos tribunais da região administrativa especial a extradição de suspeitos de crimes para jurisdições sem acordos prévios, como é o caso da China continental.

A proposta foi, entretanto, formalmente retirada, mas as manifestações generalizaram-se e reivindicam agora a implementação do sufrágio universal no território, a demissão da atual chefe do Governo, Carrie Lam, uma investigação independente à violência policial e a libertação dos detidos ao longo dos protestos.

*(atualizado às 6h58)

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora