Portugal e Holanda estarão a negociar um consórcio que terá como objetivo instalar uma unidade de produção de hidrogénio “verde” alimentado a energia solar. De acordo com a TSF, esta central, avaliada em 600 milhões de euros, ficará em Sines e terá capacidade de alimentar uma frota de autocarros e camiões que percorram 800 milhões de quilómetros por ano — ou seja daria para alimentar 27 vezes uma frota do tamanho da Carris, que faz cerca de 29 milhões de quilómetros anualmente.

Foi num debate da estação de rádio com a Associação Portuguesa de Promoção do hidrogénio (AP2H2) que João Galamba, o secretário de Estado da Energia, revelou a novidade. Segundo o mesmo, aquilo que nascerá em Sines é “um parque fotovoltaico com 1 Gigawatt em versão auto-consumo, que baixa ainda os custos de produção de eletricidade porque tem isenções de tarifas de acesso à rede. O estado tem terrenos públicos em Sines que só podem ser utilizados em projetos industriais, o que pode ser um fator importante para baixar os custos de produção do hidrogénio e depois atrair grandes empresas nacionais para este projeto, empresas da área do gás e da logística e transportes.”

“Nós podemos dizer ao mundo e à Europa e sobretudo aos países do norte da Europa que precisam muito de hidrogénio nós temos uma coisa que o centro e o norte da Europa não tem que é capacidade de produzir eletricidade aos custos que tornam o hidrogénio viável”, apontou ainda o secretário de Estado.

O que é necessário fazer agora, portanto, é “montar um consórcio industrial de grande escala mostrando que Sines, que está tradicionalmente ligada a energias fósseis, pode migrar e até valorizar o porto de Sines como entreposto exportador de hidrogénio Verde, o que é uma mais valia para o porto”. Este consórcio permitiria dar acesso a  fundos para Projetos Comuns Importantes de Interesse Europeu (IPCEI, na sigla em inglês).

A unidade de Sines, com 1 Gigawatt no reator de eletrólise, se trabalhar 8 mil horas por ano e usar 1,5 metros cúbicos de água pode produzir 160 milhões de quilos de hidrogénio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR