A bolsa de Lisboa terminou a sessão mais curta desta terça-feira em baixa, com a Jerónimo Martins a liderar as perdas, a cair 1% para 14,85 euros.

O principal índice da bolsa, o PSI20, fechou a cair 0,17% para 5.231,29 pontos, com oito ‘papéis’ a descerem, oito a subirem e dois inalterados (Ramada Investimentos e Corticeira Amorim).

As ações da Sonae Capital e dos CTT foram outras das que mais desceram, designadamente 0,90% para 0,77 euros e 0,57% para 3,15 euros.

Em sentido contrário, as cotações das ações da Sonae SGPS, Pharol e Semapa foram as que mais subiram, respetivamente 0,99% para 0,92 euros, 0,60% para 0,10 euros e 0,44% para 13,62 euros.

Na Europa, as principais bolsas europeias fecharam mistas e estiveram praticamente ‘paradas’ nesta sessão mais curta do que o habitual, já que só funcionaram até às 13:00 e só voltarão a abrir na sexta-feira, devido à época natalícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As bolsas de Frankfurt e Milão estiveram hoje fechadas.

Os mercados só funcionam dois dias completos esta semana, segunda-feira e sexta-feira, já que hoje trabalham só meia sessão e quarta-feira e quinta-feira estão fechados, fazendo com que o volume negociado seja menor que o habitual.

Os investidores estão à espera de mais notícias sobre a primeira fase do acordo comercial entre a China e os Estados Unidos.