A Alpine, a marca desportiva do Grupo Renault, oferece de momento apenas duas versões do coupé desportivo A110 (a versão normal e a S, mais potente), mas não falta quem preveja para muito em breve o nascimento de um SUV, ainda que com filosofia desportiva. Até lá, a marca gaulesa aproveitou o International Automobile Festival, em Paris, para mostrar ao público o A110 SportsX, uma versão mais radical e igualmente mais alta e larga do coupé de dois lugares.

É bom ter presente que o primeiro Alpine A110 deu os primeiros passos no campeonato mundial de ralis de 1973, no Rali de Monte Carlo, que venceu. E agora foi precisamente nesse ambiente de gelo e neve que a mais recente marca da Renault mostrou um concept car que não passará à produção em série, mas que é um primeiro passo para a introdução de um SUV.

O A110 SportsX assume-se como um parceiro para férias na neve e aponta todo o armamento aos praticantes de desportos radicais, do ski ao snowboard. Exactamente os mesmos que se assumem como potenciais compradores para o futuro modelo de quatro portas e capaz de incursões por todo-o-terreno, sobretudo onde o piso escorregadio for uma constante.

Mais largo 8 cm e 6 cm mais alto em relação ao solo, o SportsX caracteriza-se por usufruir de novos pára-choques, embaladeiras e uma carroçaria pintada a duas cores. Lá atrás, sobre o vidro traseiro, um suporte para skis ou snowboards. E se dificilmente este A110 SportsX verá a luz do dia, é bem provável que pelo menos a denominação SportsX sobreviva a esta experiência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR