Rui Moreira, presidente da câmara do Porto, esteve em contacto com as autoridades chinesas, através do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau, para trazer para o Porto ventiladores novos, produzidos em Shenzhen, para apoiar doentes com Covid-19.

“O Hospital de São João já está na posse de todos os dados e especificações e em contacto com a fábrica chinesa”, revela o site oficial da autarquia este sábado, acrescentando que Shenzhen é “a mais avançada cidade do mundo em matéria de tecnologia”.

“A ideia é podermos importar de Shenzhen equipamentos essenciais para acudir aos infetados em situação aguda, como é o caso de ventiladores que são produzidos naquela cidade chinesa e com certificado europeu”, referiu o autarca.

Segundo o município, neste momento “está já identificado o produtor que está disponível para enviar os ventiladores e outro material médico para o Hospital de São João”, o que estará a ser articulado com o Conselho de Administração daquela unidade de referência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Toda esta operação está a ser articulada com a administração do Hospital de São João do Porto e com a Administração Regional de Saúde, a quem já manifestei total disponibilidade do Município para prestar, dentro das suas possibilidade, todo o apoio que lhe for possível”, concluiu o presidente da Câmara na mesma publicação.

Das praias aos parques públicos. Câmara do Porto anuncia medidas “mais severas” para combater o Covid-19

Esta sexta-feira, Rui Moreira já tinha anunciado medidas “mais duras e musculadas” para o combate ao Covid-19 na cidade, como a interdição do acesso às praias, ou o encerramento de parques e jardins, parques de estacionamento municipais, feiras e mercados.

“Em simultâneo, estamos em contacto com laboratórios privados que se disponibilizaram a montar um sistema de rastreio público que apenas acontecerá se e nas condições que as autoridades de saúde vierem a aprovar”, adiantou o executivo municipal. Uma medida que “visa aumentar a percentagem de população testada e, simultaneamente, evitar que muita gente recorra às saturadas unidades de saúde”.

Até ao momento são 169 os infetados de coronavírus em Portugal, dos quais 77 estão na zona norte.