Dar uma oportunidade ao styling de plantas

É através do canal Planterina que consegue aceder a um legítima selva urbana, com direito a todas as informações necessárias para tratar as suas plantas de interior com a dignidade que merecem. A orientadora de serviço nesta missão verde é a norte-americana Amanda, cujos tutoriais variam entre a rentabilização de assoalhadas micro, os cuidados básicos, os erros mais frequentes e outros detalhes cheios de clorofila.

Deixar de ser quadrado e resolver finalmente um cubo

O vídeo promete magia, como todos os restantes que encontra pelo YouTube deste género, e não há como tentar para fazer a prova dos nove. Ano após ano, geração após geração, o cujo de Rubik mantém o fascínio e dificuldade no mesmo pé. Resolver o quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974, continua a ser um dos vídeos mais populares no mais popular armazém de vídeos online.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fazer pão de todas as maneiras e feitios

Uma imagem vale mais que mil palavras, e um vídeo passo a passo é certamente mais ilustrativo do que uma simples lista de procedimentos — e neste aspeto os brasileiros são imbatíveis. “Amo pão caseiro” (extensível a variedades como o pão pita ou o pão de chocolate) diz praticamente tudo ao que vai, para não haver enganos. Mais caseiro do que isto é de facto impossível, porque a ideia é ser o leitor a tratar de tudo, aconselhado por Adriano Ribeiro, empenhado na panificação artesanal. Para um pouco de outros projetos com miolo bem português, não deixe de ver esta declaração de amor de Mário Rolando e aproveite para matar saudades do pãozinho da Gleba.

Aprender uma língua nova

Céline Chevallier é o rosto à frente do canal “Os franceses tomam banho”, ou OFTB, uma ferramenta para desconstruir preconceitos e ensinar o bê-á-bá da língua francesa (aqui ensinado em português do Brasil, portanto não há desculpas). É natural que não saia daqui habilitado para escrever algo que exija o fôlego de Os Miseráveis mas com este primeiro capítulo de uma série de outras lições online já terá um belo começo. Aprenda a cumprimentar alguém e a despedir-se — para por em prática assim que for seguro fazê-lo.

Dobrar a roupa com toque de mestre

Há uma escolha infindável de tutores neste segmento mas quem melhor que Marie Kondo para nos orientar neste capítulo e nesta altura particular da vida? A guru da arrumação entrou em nossas casas para ajudar a destralhar, que é como quem diz a eliminar o acessório e a gerir o essencial da forma mais eficiente possível. Criou um império, lançou livros, escreveu para crianças e até tirou a polémica do fundo do armário quando abriu a sua loja dedicada ao lifestyle. Mas o seu “basic folding method” mantém-se imbatível.

Ficar pro em maquilhagem

A cosmética está para o YouTube como o leite está para os chás dos britânicos. À partida, parecem combinações improváveis mas a sua popularidade aniquila qualquer ceticismo. Por aqui encontra dicas para todos os gostos e estilos — e líderes milionários cujas vozes chegam a outros tantos milhões. Já lhe falámos de nomes celebérrimos como Jeffree Star e Shane Dawson, mas não faltam alternativas consoante as aspirações. De Zoella a Ali Andreea, o YouTube é o limite. Dicas para limpar pincéis? Smokey eyes mais que perfeitos? Você decide.

Dominar os pauzinhos de forma polivalente

Há muito que as iguarias asiáticas conquistaram os estômagos nacionais mas se é daqueles para quem a utilização de pauzinhos continua a parecer um dos trabalhos de Hércules, não desespere. Claro que há vídeos que tornam tudo mais simples. Ou então ajudam a complicar ainda mais, pelo menos numa fase inicial. É que chineses, coreanos e japoneses conseguem seguir preceitos diferentes. Resultado: há mais do que uma forma correta de levar a empreitada por diante. A boa notícia é que também há tutoriais a pensar nesta diversidade.

Conhecer histórias únicas e adensar o mistério: qual a melhor chamuça?

Granny Mastanamma foi a avozinha chef mais antiga do mundo até 2008, quando morreu com 105 anos, o que desde logo confere um grau de adorabilidade a este formato, que nos deixa numa espécie de transe. Aprender a confecionar chamuças é só uma das especialidades que pode encontrar associadas a esta estrela do YouTube, e no fundo um boa desculpa para retomar o encontro com esta lenda da culinária que mostrava o melhor de Nova Deli.

Consertar cerâmica e aprender a pronunciar… Kintsugi

Deixou cair aquela taça de estimação? Nada tema. É tempo de falar da arte do Kintsugi, ou como a cola e um pouco de pó dourado são utilizados para realçar, em vez de esconder, aquelas falhas que provocou em alguma peça lá em casa. Resolver um dilema e ao mesmo tempo potenciar aquilo que à partida se assemelhava a um defeito, é o grande propósito deste trabalho manual.

Bater na mesma tecla mas com um propósito

De Adele a Coldplay, passando por este Imagine, de John Lennon, não faltam sugestões online que guiam os seus dedinhos num teclado virtual com o rigor de um GPS. É claro que comparado com o manuseamento de um Steinway não passa de uma brincadeira de crianças, mas a parte boa é mesmo essa: até os miúdos podem iniciar-se nisto. Aqui fica um ideia simples para começar no piano.

Acabar com o mito de que sabe tudo sobre fotografia

Para um controlo de luzes e sombras, uma breve introdução à fotografia de estúdio — há vários vídeos em castelhano sobre o tema, entre dicas mais gerais e verdadeiras maratonas de mais de três horas rumo à profissionalização. Claro que não faltam guias de poses mais bem conseguidas, discussões sobre as melhores câmaras e orientações preciosas para influencers. A próxima vez que disser que sabe imenso de fotografia, pense duas vezes. Ou veja mais um vídeo.

Pintar em acrílico e ir forrando paredes

Pode seguir o pintor William Kemp no respetivo site ou acompanhar os vídeos partilhados no seu canal do YouTube, seguido por mais de 200 mil utilizadores. Não é garantido que se transforme em Van Gogh mas é provável que daqui por uns tempos nos fale sobre tintas e acrílicos com outra autoridade, por mais discreta que seja. William, que tanto nos escreve sobre peónias como Rubens, sugere técnicas e abordagens para verdadeiros principiantes, portanto não tenha medo de se sujar.

Procurar o arco-íris

Imagine que lhe atiram sete baldes de tinta para cima ao mesmo tempo. É mais ou menos isto o que se pretende retirar daqui, mas desta vez aplicando os tons vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta a…bom, basicamente tudo o que tem em casa. Eis uma inspiração para festas temáticas, aniversários ou simplesmente pintar com as cores do arco-íris todos os objetos que lhe vêm à memória — é provável que os miúdos adorem este workshop, mas é só um palpite. Se duvida, explore os minutos que se seguem e prepare-se para a explosão cromática que por aí vem.

Esquecer a acumulação de calorias

De origem canadiana e fixado em San Diego, Sam the Cooking Guy é o tipo de instrutor gastronómico que uma mãe ou pai preocupados com comprometedores erros alimentares não irá aprovar. Tudo neste canal de receitas é especialmente suculento e relativamente gorduroso, elevando a food porn a um nível altíssimo. Muita carne, uma série infindável de hambúrgueres, overdoses despudoradas de bacon, burritos e quantos outros pratos calóricos quanto baste para deixar muito boa gente a salivar (ou profundamente horrorizado).

Especializar-se em macramé

Dos processos mais simples aos emaranhados mais complexos, estamos sempre no reino do macramé com Emily Faith, que o guiará pelo fascinante mundo da técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós. Pode ter sido originalmente usada para criar franjas, das cortinas às toalhas, mas a verdade é que se disseminou de tal forma que mal o imaginamos arredado do universo do design de interiores. Da moda à decoração, torne-se um verdadeiro expert.