O processo de limpeza e desinfeção do interior carruagens do Metro do Porto com um novo produto começou na noite desta segunda-feira Parque de Material e Oficinas do Metro, em Gatões, Matosinhos. No total, são 102 composições que até esta terça-feira estão a ser higienizadas e desinfetadas contra o novo coronavírus.

De fato branco vestido e máscaras colocadas, uma equipa especializada aplicou um produto que o metro diz ser eficaz contra o Covid-19, ainda que continue a limpeza e desinfeção diárias que têm sido feitas com um produto oxidante e um detergente bactericida, para criar “várias camadas de proteção” nas superfícies.

“O produto vai ser aplicado não só nos veículos, mas em todo o edifício administrativo que congrega o posto de comando e controlo e nos postos de comando e controlo das estações. Estamos a proceder à limpeza com três turnos das estações e vamos escalar para aplicar este produto”, referiu aos jornalistas o presidente do Metro do Porto, Tiago Braga.

O secretário de Estado da Mobilidade também marcou presença no processo e sublinhou que esta medida não serve “para chamar mais pessoas para o transporte público neste momento”, mas sim “para considerar que o transporte público é essencial”. “Como tal, temos que implementar todas as medidas que garantam que haja segurança para os utilizadores de transporte público”, acrescentou Eduardo Pinheiro.

Aos jornalistas, o presidente do Metro do Porto revelou ainda que, nos últimos dias, o número de passageiros que utilizam este tipo de transporte diminuiu cerca de 75%. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR