*Atualizado

A edição deste ano do Festival de Cannes foi adiada. A organização comunicou a decisão esta quinta-feira, ao fim do dia, depois de decretada a quarentena obrigatória em França no início da semana. A 73ª edição do mais importante evento da industria cinematográfica francesa estava agendada para decorrer entre os dias 12 e 23 de maio.

“Estão a ser consideradas várias opções para que o festival se realize, a principal é o simples adiamento para o final de junho ou início de julho”, indica a organização em comunicado. O festival compromete-se a divulgar uma nova data, assim que a evolução da situação de saúde francesa e mundial permita avaliar melhor todas as possibilidades.

O adiamento do festival — que a cada edição reúne no sul de França algumas das maiores estrelas internacionais — acontece na sequência do apertar das normas de contingência no país, incluindo a proibição de grandes ajuntamentos de pessoas e ainda as restrições à entrada de estrangeiros na União Europeia e no Espaço Schengen.

Também os Cannes Lions, prémios dedicados à publicidade, foram adiados. Em vez de se realizarem em junho, estão agora previstos para outubro. Agendado para o final de março, o Cannes International Series Festival foi cancelado há duas semanas. Resta saber o que vai acontecer ao festival de cinema mais antigo do mundo. O Festival de Veneza está marcado para decorrer de 2 a 12 de setembro.