São universalmente conhecidas e já faziam parte da vida de milhões de pessoas, muito antes do novo coronavírus obrigar mais de meio mundo a enclausurar-se dentro de casa. Pois bem, com as lojas fechadas e o confinamento obrigatório muitos países, a Ikea decidiu revelar a receita das famosas almôndegas para todos os que se quiserem aventurar na cozinha durante a quarentena. Além das bolas de carne picada, também a receita do molho foi revelada. Ambas podem ser feitas em casa e com ingredientes fáceis de encontrar.

Sem mais rodeios, os ingredientes das almôndegas:

– 500 gramas de carne de vaca picada;
– 250 gramas de carne de porco picada;
– 1 cebola bem picada;
– 1 dente de alho esmagado ou picado;
– 100 gramas de pão meio desfeito;
– 1 ovo;
– 5 colheres de sopa de leite;
– sal e pimenta.

Tudo começa com as duas carnes a serem misturadas. Na receita original, é recomendado o uso dos dedos para desfazer os pedaços mais compactos. Junte a cebola picada, o alho, o pão e o ovo e misture tudo muito bem. Adicione o leite e tempere generosamente com sal e pimenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Ikea

Com as mãos, forme pequenas bolas. Coloque-as num prato limpo, tape e guarde-as no frigorífico durante duas horas, um truque para que não de desfaçam enquanto estiverem a ser cozinhadas. Numa frigideira, aqueça o óleo em lume moderado. Quando estiver quente, coloque delicadamente as almôndegas e sele-as em toda a volta.

Em seguida, coloque-as num recipiente resistente a altas temperaturas e tape. Leve-as ao forno (entre os 180 ºC e os 160 ºC) e deixe que cozinhem durante mais 30 minutos. Segundo a Ikea, estas são as quantidades para uma refeição de quatro pessoas, ou seja, entre 16 e 20 almôndegas.

E porque conseguir fazer apenas as almôndegas não é o suficiente, a receita do molho:

– um pouco de óleo;
– 40 gramas de manteiga;
– 40 gramas de farinha de trigo;
– 150ml de caldo de legumes;
– 150ml de caldo de carne de vaca;
– 150ml de natas;
– 2 colheres de chá de molho de soja;
– 1 colher de chá de mostarda Dijon.

Comece por derreter a manteiga numa pequena panela. Adicione a farinha e mexa bem durante dois minutos. Adicione os caldos de legumes e de carne de vaca e continue a misturar vigorosamente. Por fim, junte as natas, o molho de soja e a mostarda. Deixe ferver até o molho engrossar.