O Governo apresentou esta terça-feira um conjunto de cinco medidas para ajudar mais de 2.500 startups portuguesas a superar as consequências da pandemia do novo coronavírus. O pacote representa um investimento superior a 25 milhões de euros, segundo o comunicado enviado às redações durante esta tarde pelo gabinete do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

  1. StartupRH Covid19: apoio financeiro através de um incentivo equivalente a um salário mínimo por colaborador (até a um máximo de 10 colaboradores por startup).
  2. Prorrogação Startup Voucher: Prorrogação por 3 meses do benefício da bolsa anterior já atribuído (2.075 euros por posto de trabalho de empreendedor).
  3. Vale Incubação COVID19: Apoio para startups com menos de cinco anos, através da contratação de serviços de incubação com base em incentivo de 1.500 euros não reembolsável.
  4. “Mezzaninefunding for Startups: Empréstimo convertível em capital social (suprimentos), após 12 meses, aplicando uma taxa de desconto que permita evitar a diluição dos promotores. Tickets médios de investimento entre 50 mil euros e 100 mil euros por startup.
  5. Lançamento de instrumento Covid-19-Portugal Ventures: criada uma nova call (concurso para investimento) da Portugal Ventures para investir em startups a partir de 50 mil euros. Esta iniciativa vai ser financiada através da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), da Portugal Ventures e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Além das cinco novas medidas, o Governo adpatou dois dos apoios que já tinha em vigor: o Fundo 200M (coinvestimento do Estado com investidores privados em startups e scaleups portuguesas, com um mínimo de investimento público de 500 mil euros e máximo de 5 milhões de euros); e o fundo de coinvestimento para a inovação social (Estado coinveste com investidores privados em empresas com projetos inovadores e de impacto social, com um valor mínimo público de 50 mil euros e um máximo de 2,5 milhões de euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR