A Alemanha aprovou esta quarta-feira os primeiros testes clínicos de uma vacina para combater a Covid-19. Apesar de ainda não haver data para arrancarem, já se sabe que 200 pessoas saudáveis entre os 18 e os 55 anos irão receber muitas variantes da vacina, a qual é da responsabilidade da alemã BioNTech com o contributo da norte-americana Pfizer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde existem 70 vacinas contra o novo coronavírus a serem desenvolvidas em todo o mundo – algumas já em fase de testes clínicos. É o caso dos cientistas da Universidade de Oxford que começam a testar vacina em humanos já esta quinta-feira. No início do mês, a revista científica Nature tinha contabilizado 115 vacinas candidatas contra a Covid-19, 73 em fase exploratória ou pré-clínica.

Numa altura em que o mundo espera com expetativa o desenvolvimento de uma vacina eficaz – sobretudo quando o número de infetados já ultrapassa os 2,5 milhões –, eis o que se sabe sobre o projeto candidato aprovado esta quarta-feira na Alemanha.

Quem aprovou os testes?

Os testes clínicos foram aprovados esta quarta-feira pelo Instituto Paul Ehrlich, uma instituição de investigação alemã e um órgão regulador médico. É também o instituto federal alemão de vacinas e biomedicina, estando subordinado ao ministério da Saúde do país. A decisão de aprovar os ensaios clínicos resultou de uma “avaliação cuidadosa do perfil de risco/benefício do potencial candidato da vacina”, tal como se lê em comunicado de imprensa. Este é o primeiro teste clínico no combate à pandemia a ser aprovado na Alemanha, sendo que faz parte de um “programa de desenvolvimento global”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem vai produzir a vacina?

A produção da vacina está a cargo da BioNTech em conjunto com a gigante e norte-americana Pfizer. Este é quarto projeto do género, a nível global, a receber a respetiva aprovação. As duas empresas estão responsáveis pelo desenvolvimento da vacina BNT162, a qual poderá ser testada em humanos também nos EUA assim que exista aprovação para tal – a qual é “esperada em breve”. Existem quatro variantes da vacina em questão.

Quantas pessoas são ser testadas?

Nesta primeira fase de testes, 200 pessoas saudáveis entre os 18 e os 55 anos irão receber muitas variantes da vacina, produzida pela BioNTech, à medida que os cientistas examinam a sua eficácia na criação de imunidade contra o novo coronavírus. Numa segunda fase, como escreve o The Independent, mais testes serão feitos em mais pessoas, incluindo aquelas que apresentam mais riscos no caso de contrair o vírus.

Quando começam os ensaios clínicos?

Ainda não é certo, embora a expetativa de que isso aconteça em breve é real. “É com satisfação que concluímos os estudos pré-clínicos na Alemanha e em breve vamos iniciar este primeiro teste em humanos. A velocidade com que fomos capazes de passar do início do programa para o início dos testes fala do alto nível de comprometimento de todos os envolvidos ”, afirma o CEO e co-fundador da BioNTech, Ugur Sahin, em comunicado de imprensa.

A BioNTech vai realizar uma videoconferência esta quinta-feira, 23 de abril, para apresentar mais detalhes.