A bolsa de Nova Iorque negociava esta segunda-feira em alta no início da sessão, à medida que se prepara um levantamento gradual das restrições adotadas para conter a pandemia de Covid-19.

Às 15h (hora de Lisboa), o índice Dow Jones subia 0,54% para 23.899,19 pontos e o tecnológico Nasdaq ganhava 1,15% para 8.734,42 pontos. O índice alargado S&P 500 somava 0,73% e estava em 2.857,49 pontos.

A bolsa nova-iorquina começava a semana a mostrar algum otimismo, com esta subida nos índices, quando os investidores vislumbram um abrandamento nas medidas de contenção da pandemia causada pelo novo coronavírus e a reabertura progressiva da economia norte-americana, especialmente depois de alguns estados terem começado a relaxar as medidas de confinamento e a reabrir algum comércio.

Em Nova Iorque, epicentro da pandemia nos Estados Unidos, o governador Andrew Cuomo detalhou, no fim de semana, um plano por fases para a reabertura económica, que contempla como primeiro passo a reativação na primeira quinzena de maio de setores chave para a economia, como a manufatura e a construção.

A bolsa de Nova Iorque encerrou na sexta-feira em alta uma semana marcada por resultados empresariais mitigados, indicadores dececionantes e preços do petróleo bastante voláteis, mas animada por apoios governamentais maciços e pela esperança na reabertura da economia. O Dow Jones terminou a sessão a subir 1,11% e o Nasdaq 1,65%.

No conjunto da semana, o Dow Jones recuou 1,9%, o Nasdaq perdeu 0,2%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR