Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigada por ter acompanhado o Observador. Vamos continuar a seguir os desenvolvimentos acerca da pandemia da Covid-19 ao longo do dia, neste novo liveblogue:

    China regista um novo caso. Mais 2.448 pessoas morreram nos Estados Unidos, onde já há 1,25 milhões de infetados

  • Árbitros de futebol regressam aos treinos na segunda-feira

    Os árbitros de futebol vão regressar aos treinos da segunda-feira, com medidas de distanciamento e testes à Covid-19, disse à Lusa fonte do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

    Árbitros de futebol regressam aos treinos na segunda-feira

  • Brasil com mais 610 mortes e 9.888 infetados

    O Brasil regista esta quinta-feira mais 610 mortes pelo novo coronavírus, sendo o terceiro dia consecutivo com mais de 600 mortes, noticia o Folha de São Paulo. São já 9.146 as mortes registadas no país desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas foram também registados 9.888 novos casos (num total de 135.106 positivos).

    Segundo a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o Brasil é já o sexto país do mundo com mais mortes provocadas pela Covid-19.

  • Portugal pode receber da UE mais de mil milhões de euros para financiar apoios a empresas e trabalhadores

    Mário Centeno diz ainda que Portugal vai poder aceder a financiamento da União Europeia, num valor que pode ser superior a mil milhões de euros para apoios a empresas e famílias.

    “Estamos numa fase de transição do programa de layoff, deixámos a fase mais dramática e vamos ter mais uns meses de planalto, mas já em redução. Portugal poderá aceder a este financiamento para financiar as medidas de mercado de trabalho que tem adotado”, como o layoff ou os apoios aos pais que estão em casa a acompanhar os filhos. “Podíamos estar a falar de qualquer coisa que podia ser superior a mil milhões de euros, no conjunto. Esse valor pode ser financiado através deste programa da União Europeia [chamado ‘Sure’].”

  • Federação espanhola quer cinco substituições por jogo

    A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) vai propor a possibilidade de serem realizadas cinco substituições por jogo, de modo a proteger os jogadores depois de um longo período de confinamento devido à pandemia da Covid-19.

    Federação espanhola quer cinco substituições por jogo

  • Centeno reitera que a evolução que se prevê para a economia portuguesa nos anos de 2020 e 2021 está “totalmente em linha” com a da União Europeia, e até “melhor do que a esmagadora maioria dos países” da UE. O ministro das Finanças refere-se, é claro, à projeção da Comissão Europeia de que o PIB português vai perder 6,8% em 2020 e recuperar 5,8% no ano seguinte.

    Mas Centeno faz uma ressalva: estes números têm “algo de especulativo”. “Não está aí considerado o impacto do Plano de Recuperação Económica que a Comissão Europeia tem que avançar nas próximas semanas”. Um plano, disse, que é crucial para a resposta que os países, no seu conjunto, vão ter de dar a esta crise”. Portanto, considerou o ministro, “temos ainda instrumentos de política a que devemos recorrer e que ainda não estão considerados. Não quero parecer otimista, mas quero dizer que esta crise, dada a sua incerteza, vai ter de ser vivida mês a mês”.

    O que o ministro das Finanças não referiu (pelo menos ainda) foram as dificuldades que os chefes de Estado e de Governo estão a sentir para aprovar e detalhar esse plano de recuperação.

  • Quebras de atividade em abril podem ter penalizado economia em 6,5 pontos percentuais

    Mário Centeno, na entrevista à RTP3, explica ainda que o país registou “diferenças de comportamento setorial que vão desde quebras superiores a 40% nos setores do comércio e retalho, que esteve praticamente fechado, a quebras mais reduzidas”, como as atividades financeiras, “que não excedem 10%”.

    “No conjunto, estas quebras de atividade em abril podem ter retirado ao PIB anual qualquer coisa como 6,5 [pontos percentuais] em 30 dias úteis”, disse ainda. Segundo o ministro, “podemos estar a observar uma queda em termos nominais no PIB superior a 15 mil milhões de euros, em termos anuais”.

    Em maio, “estamos a ver mais atividade”. Mário Centeno acrescentou ainda que, nas estimativas do Governo, o terceiro trimestre vai ser “de forte recuperação, o quarto abrandará um pouco”. E tal como já tinha dito: “Prevemos que ao longo do ano de 2022, estejamos a recuperar os níveis de atividade de 2019”.

  • Mundial de F1 poderá ter Grandes Prémios fora do calendário inicial

    O Mundial de Fórmula 1 poderá ter este ano a realização de Grandes Prémios em circuitos não inscritos no calendário inicial. A ideia é tentar substituir os GP anulados por causa da pandemia.

    Mundial de F1 poderá ter Grandes Prémios fora do calendário inicial

  • Há mais 75 mil desempregados em abril deste ano do que no mesmo mês do ano passado

    O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse esta noite, em entrevista à RTP3, que Portugal tem mais 75 mil desempregados em abril deste ano face ao mesmo mês do ano passado.

    “Temos números do desemprego que mostram um aumento significativo. Estamos a falar do aumento do número de registados nos centros de emprego na ordem dos 75 mil a mais face a abril do ano passado”, disse o ministro.

    Centeno frisou ainda que “a economia portuguesa estava numa trajetória bastante virtuosa de crescimento, de redução do desemprego, aumento do emprego, dos salários. Pensamos que a taxa de desemprego até final de 2020 possa crescer 3 ou 4 pontos percentuais face ao que era a trajetória anterior”.

  • Na nova obra de Banksy, doada a um hospital, a super-heroína é uma profissional de saúde

    Na obra de Banksy, os super-heróis do passado estão no “caixote” de uma criança. A heroína é agora uma profissional de saúde, de capa e máscara na cara. Obra foi afixada em hospital de Southampton. Leia mais aqui:

    Na nova obra de Banksy, doada a um hospital, a super-heroína é uma profissional de saúde

  • Alunos de 11.º ano têm que frequentar as quatro disciplinas que têm exame

    “Não estamos a transformar as escolas portuguesas num centro de explicações para exames”, avisa o secretário de estado da Educação, João Costa, à TVI. O governante explica que no 11.º serão quatro as disciplinas que têm exame, logo todos os alunos têm que as frequentar — independentemente de terem que fazer o exame dessa disciplina. Fala de Filosofia, Língua Estrangeira e das duas disciplinas bienais de cada um dos cursos. “Teremos a funcionar no 11.º ano as disciplinas com oferta de exame”, explicou.

    Já no 12.º ano, os alunos terão que frequentar as disciplinas trienais que vão ter os exames que terão que fazer para concorrer ao curso do ensino superior que escolheram. Os alunos têm, por isso, até ao 11 de maio para corrigirem os boletins de inscrição nos exames que queiram fazer, um prazo que foi alargado. Os que não queiram seguir cursos superiores, também têm que frequentar as aulas. “Se uma disciplina é oferecida presencialmente, deixa de ser oferecida remotamente”, explica o governante.

  • Jair Bolsonaro levou empresários ao STF para discutir retoma da economia

    O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, levou um grupo de ministros e empresários ao Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a retoma da economia do país e os impactos da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

    Jair Bolsonaro levou empresários ao STF para discutir retoma da economia

  • Vírus já matou 266.919 pessoas e infetou mais de 3,8 milhões no mundo

    A pandemia do novo coronavírus já matou 266.919 pessoas e infetou mais de 3,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h TMG desta quinta-feira, baseado em dados oficiais.

    De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, até às 19h TMG (20h de Lisboa) desta quinta-feira, 3.806.440 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 195 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

    A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 1.197.100 são agora considerados curados.

    Desde a contagem feita às 19h TMG de quarta-feira, 6.372 novos óbitos e 95.826 novos casos ocorreram em todo o mundo.

    Os países com mais mortes nas últimas 24 horas são os Estados Unidos com 2.862 novas mortes, o Brasil (615) e o Reino Unido (539).

    Lusa

  • Angela Merkel conversa com o Papa sobre a pandemia no mundo

    A chanceler alemã, Angela Merkel, conversou esta quinta-feira com o Papa Francisco sobre a situação criada no mundo pela pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e convidou-o a visitar a Alemanha assim que a situação permitir.

    A líder alemã e o Papa mantiveram a conversa por telefone, disse o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, num comunicado.

    O ponto central da conversa foi a situação política e humanitária global criada pela disseminação do novo coronavírus, bem como a relevância da coesão europeia e da solidariedade internacional neste momento de crise.

    Ambos também enfatizaram a necessidade de apoiar os países pobres a enfrentar a pandemia de Covid-19.

    Lusa

  • Madeira retoma atividades de saúde condicionadas devido à pandemia

    A Madeira vai retomar as atividades na área da saúde a partir de sexta-feira, anunciou esta quinta-feira o secretário regional do setor, sublinhando que processo será “gradual” e resulta da evolução da Covid-19 no arquipélago, com apenas 90 casos registados.

    “Esta retoma será gradual, transitória, de forma crescente e deve ser feita continuando a proteger os profissionais e a população”, afirmou Pedro Ramos, em videoconferência, no Funchal.

    O governante disse que estão abrangidas as atividades que se encontravam condicionadas devido à pandemia de Covid-19 ao nível da saúde pública, convencionada, privada e social e também o serviço de emergência pré-hospitalar, que vão recuperar o funcionamento de acordo com as regras anteriores.

    Os lares de terceira idade e as unidades de internamento de longa duração da rede regional de cuidados continuados integrados vão permanecer condicionados, nomeadamente com a proibição de visitas, por razões de “proteção de cidadãos mais vulneráveis e por respeito pela sua vida”.

    Lusa

  • França dividida em dois para desconfinamento. Região parisiense mantém parte das restrições

    O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, anunciou esta quinta-feira que França está preparada para começar o desconfinamento já a partir do dia 11 de maio. Mas não é todo o país. Há quatro regiões consideradas vermelhas que vão manter-se com restrições mais apertadas, pelo menos até à segunda fase do desconfinamento prevista para junho.

    “A boa notícia é que estamos em condições de validar o desconfinamento no território metropolitano. A menos boa notícia é que nalguns departamentos os resultados são menos bons que o esperado”, explicou. Segundo o governante o país ficará assim “cortado em dois”: Ile-de-France (região parisiense que tem 12 milhões de habitantes), Hauts-de-France, Grand-Est, Bourgogne-Franche-Comté assim como Mayotte foram classificadas como zonas vermelhas pelo número de infeções, segundo o Le Monde. Nestas regiões também vai existir desconfinamento, mas não como no restante país. Aqui não abrirão colégios, nem parques, nem jardins. Nestas zonas será possível sair de casa, mas nunca para fora do departamento e para uma distância superior a 100 quilómetros. Mais que isso será necessária uma declaração.

  • Rodoviária de Lisboa confirma fim de layoff e reforço de autocarros

    A Rodoviária de Lisboa (RL) terminou o período de layoff iniciado em abril, na sequência da pandemia de covid-19, e vai reforçar a oferta de autocarros a partir de segunda-feira, anunciou esta quinta-feira a empresa.

    “A Rodoviária de Lisboa confirma o reforço da oferta a partir de segunda-feira, dia 11 de maio, bem como o final do layoff”, indicou a empresa numa nota enviada à agência Lusa.

    Lusa

  • O que de mais importante marcou este dia

    • Os saldos vão durar até 124 dias este ano, e podem durar maio e junho de 2020, para ajudar lojas a escoar stocks que não puderam vender. Mas a principal novidade foi a proibição dos festivais de música até setembro, uma medida já esperada, mas que terá grande impacto. Mais medidas também de apoio social e para escolas.
    • Do debate quinzenal fica a resposta demolidora de António Costa a André Ventura a propósito do confinamento à comunidade cigana que, segundo o deputado do Chega não cumpre normas de saúde pública. Citando Quaresma, o primeiro-ministro diz Ventura levou um baile do futebolista e garante que não há problema com esta comunidade.
    • A TAP foi um dos temas centrais, puxado por Rui Rio, com a Costa a assumir que o Estado vai ter mais controlo na empresa se meter dinheiro, sem revelar mais nada.
    • Depois de Trump, Marcelo falou com o presidente chinês e pediu a Xi Jinping que ajude Portugal a receber os ventiladores encomendados ao país e que tardam em aterrar.
    • O verão também vai ser diferente na praia. A Câmara de Espinho propõe grades a separar partes do areal, drones a vigiar 8 quilómetros de costa e bandeira para avisar quando o areal está cheio.
    • Mais regressos. As lojas do grupo Zara estão a reabrir e a partir de segunda-feira, a EMEL vai voltar a cobrar estacionamento pago.
    • Números divulgados revelam que há 351 lares com infetados por Covid-19, são 14% do total. Portugal tem 26.715 casos, mais 2% do que ontem. O número de mortes ascende a 1105, mais 16.
    • Mais um efeito colateral do confinamento. Os casos da violência doméstica estão a disparar 60% na Europa, em países como Espanha, França e Reino Unido, avisa a OMS.
    • A Madonna veio confirmar que esteve infetada com o vírus que apanhou na sua digressão. Mas achou que era uma gripe má.
    • Escalada de casos na Rússia está imparável. Mais de 11 mil novos casos num dia. O país é o quinto do mundo em número de infetados, mas nos mortos ainda está para trás.
    • Afinal, a pandemia pode ter começado muito mais cedo, em outubro do ano passado. Um estudo de cientistas da University College London e da University of Reunion Island, identificou 198 mutações do vírus.
    • Ao início desta quinta-feira, 7 de maio de 2020, os números da Covid-19 são estes: 3.820.736 casos diagnosticados em todo o mundo, dos quais 265.094 resultaram na morte dos pacientes e em que 1.303.146 recuperaram da doença.

  • Presidente promulga em tempo recorde diploma do governo que alarga apoio do Estado a socio-gerentes de microempresas

    O Presidente da República já promulgou o diploma do governo que “alarga as medidas excecionais de proteção social, nomeadamente estendendo o apoio extraordinário dos trabalhadores independentes aos sócios gerentes, bem como à manutenção da atividade profissional, e reforçando a proteção no desemprego e o enquadramento de situações de desproteção social”.

    O diploma do governo tinha sido aprovado a apenas algumas horas no Conselho de Ministros desta quinta-feira.

    Na verdade, o diploma alarga os apoios da seguinte forma:

    • Reforça a proteção no desemprego: permite que o subsídio de desemprego seja atribuído num prazo de garantia inferior que estava estipulado plea lei (decreto 220/2006). Em vez de 180 e 120 dias, passa a 90 e 60 dias.
    • Cria uma exceção na lei do Rendimento Social de Inserção: dispensa a celebração de contrato de inserção para haver direito à prestação
    • Estende o apoio extraordinário à redução da atividade económica de trabalhador independente aos gerentes de sociedades comerciais (e outras pessoas coletivas, desde que empreguem rabalhadores) que tenham faturação anual até 80 mil euros.
    • Prevê um apoio excecional à manutenção da atividade profissional: um apoio dirigido aos trabalhadores que a 16 de março deste ano estavam exclusivamente a recibos verdes, que não sejam pensionistas e que tenham iniciado atividade há menos de 12 meses.
    • Procede ao enquadramento de situações de desproteção social: um apoio financeiro que se destina a pessoas que não estejam obrigatoriamente abrangidas por um regime de segurança social que declarem o início ou reinício de atividade independente junto da administração fiscal.

  • Dinamarca reabre centros comerciais na segunda-feira e escolas e restaurantes em 18 de maio

    A Dinamarca vai reabrir os centros comerciais a partir de segunda-feira, e as escolas e restaurantes em 18 de maio, anunciaram esta quinta-feira as autoridades do país escandinavo.

    Esta reabertura será acompanhada de uma série de indicações sanitárias, incluindo a respeito de uma distância de dois metros entre as pessoas.

    Os futebolistas profissionais poderão retomar os trabalhos no imediato. As bibliotecas e as atividades associativas, em particular desportivas, no exterior, serão de novo autorizadas a partir de 18 de maio, a data em que também vão ser reabertos os locais de culto.

    Lusa

1 de 7