O Presidente da China, Xi Jinping, telefonou esta tarde de quinta-feira ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para falarem “em particular da atual pandemia global e a evolução da situação em cada um dos dois países. Sobre essa evolução falou cada um dos Presidentes, explicando o processo nacional”, segundo nota da Presidência.

Na comunicação mantida entre os dois, Marcelo “aproveitou a ocasião para sublinhar a importância da coordenação internacional e no quadro das instituições multilaterais para enfrentar os desafios comuns, incluindo na resposta da comunidade internacional ao novo coronavírus e na necessidade de atuar de forma efetiva, tanto no âmbito sanitário global, como dos desafios da paz e segurança que a pandemia coloca”, destaca a Presidência da República.

Ainda segundo a nota, os presidentes salientaram a cooperação em curso entre os dois países, nomeadamente no setor de material hospitalar produzido na China e necessário ao combate da Covid-19 em Portugal. Marcelo agradeceu as doações de cidadãos e entidades chinesas e também “aproveitou para solicitar a intervenção do presidente chinês face ao atraso na entrega de material, nomeadamente ventiladores, encomendado e pago por Portugal”. Xi Jinping assegurou que “tudo iria fazer para mais rápida resolução do assunto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR