A apresentação e lançamento da nova versão do sistema operativo Android, produzido pela Google, estava marcada para a próxima quarta-feira, 3 de junho, mas tal já não vai acontecer. No sábado, os programadores da Google responsáveis por este sistema operativo anunciaram na conta oficial que têm no Twitter que os planos de lançamento tinham sido adiados, mas que regressariam “em breve” com mais informações, ainda que não tenham indicado nenhuma data.

“Estamos entusiasmados por contar-vos mais pormenores sobre o Android 11, mas agora não estamos numa altura de celebrações. Estamos a adiar o evento de dia 3 e o lançamento da versão beta [para testes]. Em breve, teremos mais informações sobre o Android 11”, lê-se no tweet.

Se o lançamento ocorresse a 3 de junho, também já seria mais tarde do que o normal. Regra geral, as novas versões do sistema operativo da Google são apresentadas oficialmente em maio e não em junho. Com a pandemia do novo coronavírus, grande parte dos lançamentos e eventos das marcas foram cancelados ou sofreram atrasos consideráveis.

Também ainda não é em junho que a Google dá a conhecer aos seus utilizadores a versão mais recente do software que serve de base aos telemóveis de marcas como a Samsung. No campo dos sistemas operativos, a Google compete diretamente com a Apple, que detém o sistema operativo iOS, presente nos iPhone.