O novo suspeito do rapto de Madeleine McCann foi identificado como sendo Christian Brueckner, um alemão de 43 anos preso na Alemanha por violação, detalhou esta quinta-feira o diário britânico The Telegraph, depois de na quarta-feira as autoridades portuguesas, alemãs e britânicas terem anunciado a existência de um novo suspeito para o desaparecimento da criança britânica no Algarve em maio de 2007, mas sem revelarem o nome do homem.

O The Telegraph revela o nome do suspeito citando “fontes em Portugal”. A informação é consistente com o que é avançado também esta quinta-feira pela revista alemã Der Spiegel, que identifica o suspeito como sendo Christian B. e acrescenta até mais detalhes sobre o homem: investigado por diversos crimes, Christian Brueckner foi entregue às autoridades alemãs por Portugal em 2017. Inicialmente condenado por tráfico de droga, em 2019 o homem foi condenado por ter violado uma mulher idosa em Portugal, encontrando-se atualmente preso na Alemanha.

Segundo o jornal alemão Braunschweiger Zeitung, o crime foi cometido em 2005 contra uma mulher norte-americana de 72 anos. Brueckner estará a cumprir uma pena de sete anos.

Quem é o homem que a polícia alemã acredita que terá matado Madeleine McCann?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de quase dez anos a viver no Algarve, entre 1995 e 2007, em 2006 o suspeito abandonou repentinamente a casa onde morava — o indivíduo tem ligações a duas casas, uma entre a Praia da Luz e Lagos e outra no interior, refere o The Telegraph —  e teria ficado a viver numa carrinha até 2007. No dia imediatamente após o desaparecimento da criança britânica, o registo do carro que o suspeito usava passou para o nome de outra pessoa, no sul da Alemanha, depois de ter sido feito um pedido para matricular o carro no país.

A polícia alemã já apreendeu os dois veículos associados a Brueckner na altura: uma carrinha da Volkswagen, modelo t3, de cores branca e amarela, e um Jaguar XJR dos anos 90, de cor escura. No entanto, segundo a Sky News, não foram encontradas provas de que Maddie tenha estado em qualquer uma das viaturas, mas ainda estão a ser realizados mais testes.

A Sky News falou com o dono da casa onde o suspeito terá vivido com a namorada. O homem, que vive no Reino Unido desde 1992, disse ter tido pouco contacto com o indivíduo e que o casal, que viveu na sua casa durante “um período de tempo”, acabou por se separar e a jovem regressou à Alemanha. O proprietário referiu ainda ter recebido uma chamada da vizinha, em 2006, a dizer-lhe que a casa estava abandonada. Depois de ter dado conta do desaparecimento do suspeito à polícia portuguesa, só voltou a ouvir falar do indivíduo há cerca de um ano, quando as autoridades inglesas e portuguesas lhe pediram informações sobre o suspeito.

Autoridades acreditam que Maddie está morta

Depois das revelações avançadas na tarde de quarta-feira, as autoridades alemãs reforçaram esta quinta-feira a ideia de que a tese mais provável é a de que a criança inglesa tenha sido assassinada. “Acreditamos que Madeleine McCann está morta“, anunciou o Ministério Público alemão esta quinta-feira em conferência de imprensa, durante a qual foram revelados mais alguns detalhes sobre o suspeito: por exemplo, que o homem tinha vários empregos na altura em que a criança desapareceu, incluindo na restauração, e que chegou a cometer crimes, como roubos em hotéis e apartamentos e tráfico de drogas.

Na conferência de imprensa, o porta-voz Hans Christian Wolters confirmou que o suspeito de 43 anos está a ser investigado por um crime de homicídio no âmbito do desaparecimento de Maddie. “Estamos a falar de um predador sexual que já tinha sido condenado por crimes contra raparigas pequenas e que já está a cumprir uma longa pena“, disse Wolters.

Maddie case: German sex offender suspected of murder

Wolters confirmou que o suspeito está a ser investigado por um crime de homicídio no âmbito do desaparecimento de Madeleine McCann (Ole Spata/dpa)

Também nesta quinta-feira, numa entrevista à televisão alemã ZDF, Christian Hoppe, da polícia criminal da Alemanha, confirmou que o suspeito tinha já duas condenações anteriores relacionadas com “contactos sexuais” com menores e não excluiu motivações sexuais para o eventual rapto e homicídio de Madeleine McCann. Hoppe referiu ainda que o suspeito terá forçado a entrada num apartamento no mesmo aldeamento turístico na Praia da Luz, onde a família inglesa estava a passar férias, antes de raptar Maddie, lê-se no The Telegraph.

MP confirma inquirição de testemunhas em Portugal

A investigação prossegue, neste momento, em colaboração entre as autoridades dos três países. Nesta quinta-feira, a Polícia Judiciária confirmou num comunicado que “continuam a ser desenvolvidas diligências, para o cabal esclarecimento da situação“.

“Em estreita articulação com as Autoridades Alemãs (BKA) e Inglesas (Metropolitan Police), na partilha de informação, na realização de atos formais de investigação e de perícias, em Portugal e no estrangeiro, foram recolhidos elementos que indiciam a eventual intervenção, no desaparecimento da criança, de um cidadão alemão”, confirmou o comunicado da PJ.

Também o Ministério Público confirmou esta quinta-feira, num comunicado, que o processo continua em investigação, havendo “diligências em curso, designadamente, inquirição de testemunhas“.

“No âmbito deste inquérito, são apreciados todos os factos com relevância penal que chegam ao conhecimento do Ministério Público, realizadas todas as diligências que se revelem pertinentes e, sempre que se revelem adequados, desencadeados mecanismos de cooperação judiciária internacional”, disse o MP.

Polícia identifica suspeito do rapto de Maddie e lança apelo para ter mais informações

Após o apelo feito esta quarta-feira, a polícia inglesa adiantou que já recebeu mais de 270 chamadas e emails. “Estamos contentes com a informação que está a chegar e que será analisada e priorizada”, afirmou o inspetor-chefe Mark Cranwell, esta quinta-feira, voltando a apelar às pessoas para entrarem em contacto com as autoridades, caso tenham informações.

Suspeito terá confessado envolvimento a um homem num bar

O suspeito terá confessado que esteve envolvido no desaparecimento de Madeleine McCann a um homem, num bar na Alemanha. De acordo com a Sky News, tudo aconteceu em 2017, quando surgiram, na televisão, notícias sobre o caso e o indivíduo terá “sugerido que era responsável” pelo desaparecimento da criança inglesa.

O homem que ouviu a confissão, e a quem o suspeito terá mostrado um vídeo em que aparecia a violar uma idosa, terá feito uma denúncia à polícia alemã. Recorde-se que a polícia inglesa já tinha avançado que tinha o suspeito na mira desde a altura do 10.º aniversário do desaparecimento de Maddie.

Casal McCann na expectativa, diz advogado português

Rogério Alves, advogado do casal McCann em Portugal, admitiu esta quinta-feira que os novos desenvolvimentos do caso geraram expectativas nos pais.

Em declarações à agência Lusa, Rogério Alves referiu já ter falado com Kate e Gerry McCann, adiantando que estes foram informados antecipadamente que a polícia britânica ia dar uma conferência sobre o novo suspeito, mas que o casal “não conhece a investigação”, “não conhece a estratégia” a seguir pelos investigadores e “não sabe mais do que aquilo” que foi noticiado na comunicação social.

Caso Madeleine McCann. Pais “têm esperança de que a filha ainda possa estar viva”

Rogério Alves salientou que o anúncio da existência de um suspeito e de “alguns indícios robustos” deixaram os pais de Maddie com “a expectativa” que esta nova linha de investigação produza “resultados frutuosos”.

Kate e Gerry McCann manifestaram, esta quarta-feira, a esperança de encontrar a filha, “descobrir a verdade e levar os responsáveis à justiça”.

Já o porta-voz do casal referiu que “é a primeira vez em 13 anos” que a polícia se foca numa única pessoa, indicando que as autoridades consideram mesmo que se trata de uma “parte importante da investigação”.

“Do que me lembro, a polícia nunca foi tão específica relativamente a uma pessoa como está a ser com este indivíduo“, afirmou Clarence Mitchell, num programa da BBC Radio 4, citado pelo The Telegraph, acrescentando que a família acredita que há apenas “duas ou três pessoas, no máximo, no planeta” que sabem o que aconteceu com Maddie. “Este homem está preso e se ele está tão envolvido [no desaparecimento] quanto parece, então as pessoas não devem ter medo de falar.”

Parents of missing girl Madeleine McCann

Kate e Gerry McCann nunca perderam a esperança de encontrar a filha viva, mas são “realistas”, disse o porta-voz do casal (LEON NEAL/AFP/GettyImages)

Relativamente a um dos números de telefone divulgados pela polícia inglesa (00351 916 510 683), o porta-voz dos McCann sublinhou que as autoridades inglesas e alemãs encaram a pessoa que ligou para o suspeito, entre as 19h32 e as 20h02 do dia 3 de maio — Madeleine terá desaparecido entre as 21h e as 22h —, como uma “testemunha”.

Mitchell reforçou que Kate e Gerry McCann nunca perderam a esperança de encontrar a filha viva, mas são “realistas”. “Eles dizem que, independentemente do resultado desta linha de investigação, precisam de saber o que aconteceu com a filha para terem paz e levar quem quer que seja responsável à justiça.”

Downing Street também já reagiu. O porta-voz do primeiro-ministro não quis fazer muitos comentários, uma vez que a investigação ainda está a decorrer, mas ressalvou o facto de a polícia considerar que poderá tratar-se de um “avanço significativo no caso”. “Os nossos pensamentos estão com a família de Madeleine, que tem tido de suportar tanto nos últimos 13 anos”, afirmou o porta-voz esta quinta-feira, citado pelo Daily Mail, acrescentando caberá à polícia e ao Ministério Público qualquer decisão relativamente a extradição e acusação.