A reunião de trabalho da UEFA que confirmou a atribuição da organização da Final Eight da Liga dos Campeões a Portugal, com Lisboa a receber os quartos, as meias e a final da competição entre 12 e 23 de agosto entre a Luz e Alvalade, teve outras decisões relativas também às seleções, uma das quais que diz respeito mais diretamente à Seleção Nacional e que se relaciona com as novas datas para a fase de grupos do Europeu de 2021.

As decisões da UEFA: Europeu em 2021 e grupo para estudar calendários (sendo que já se fala de novas datas para a Champions)

Assim, Portugal irá começar no dia 15 de junho em Budapeste, às 18 horas locais (menos uma em Portugal) contra um adversário ainda a definir, que vai sair do playoff A de apuramento. Já o jogo com a Alemanha, que se vai disputar em Munique, está marcado para o dia 19 de junho também às 18 horas locais, ao passo que o último encontro da fase de grupos, com a França e de novo em Budapeste, será no dia 23 de junho às 21 horas locais.

Sorteio do Euro 2020. Portugal vai jogar com Alemanha e França no ‘grupo da morte’, mas (vá lá!) fica nas cidades mais próximas

De recordar que a prova foi recalendarizada para 11 de junho a 11 de julho de 2021 devido à pandemia, sendo que, numa outra decisão confirmada esta pela UEFA, todas as 12 cidades sede manterão a organização dos jogos.

  • Grupo A (Baku e Roma, a 11, 12, 16 e 20 de junho): Turquia, Itália, País de Gales e Suíça
  • Grupo B (Copenhaga e São Petersburgo, a 12, 16, 17 e 21 de junho): Dinamarca, Finlândia, Bélgica e Rússia
  • Grupo C (Amesterdão e Bucareste, a 13, 17 e 21 de junho): Holanda, Ucrânia, Áustria e seleção a apurar
  • Grupo D (Londres e Glasgow, a 13, 14, 18 e 22 de junho): Inglaterra, Croácia, Rep. Checa e seleção a apurar
  • Grupo E (Bilbau e Dublin, a 14, 18, 19 e 23 de junho): Espanha, Suécia, Polónia e seleção a apurar
  • Grupo F (Budapeste e Munique, a 15, 19 e 23 de junho): Portugal, França, Alemanha e seleção a apurar

Já em relação à Liga das Nações, nomeadamente ao apuramento para a próxima edição da prova, o calendário terá início a 3 de setembro, com as seis jornadas a serem disputadas em cerca de dois e meio: 3 a 5 de setembro, 6 a 8 de setembro, 10 e 11 de outubro, 13 e 14 de outubro, 14 e 15 de novembro e 17 e 18 de novembro. Os jogos, as datas e as horas dos encontros ainda não foram revelados mas já são conhecidos os grupos da segunda edição da nova competição europeia de seleções, que Portugal conquistou em 2019 no Dragão.

Portugal com Croácia, Suécia e França: o sorteio da fase de grupos da Liga das Nações

Grupo A1: Holanda, Itália, Bósnia e Polónia

Grupo A2: Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e Islândia

Grupo A3: Portugal, França, Suécia e Croácia

Grupo A4: Suíça, Espanha, Ucrânia e Alemanha