Jorge Fonseca, campeão mundial de judo, e Wilsa Gomes, ambos atletas do Sporting, estão infetados com a Covid-19. De acordo com o Correio da Manhã, que está a avançar a notícia, os dois judocas souberam que testaram positivo enquanto preparavam um estágio alargado em Coimbra, organizado pela Federação Portuguesa de Judo (FPJ), e depois de todos os elementos da equipa terem sido submetidos a testes de despiste ao novo coronavírus.

“Os dois atletas vão para casa. Estão a ser acompanhados pelo delegado de saúde de Coimbra e tudo está a ser tratado. Também na identificação de quem esteve em contacto com eles”, disse Jorge Fernandes, presidente da FPJ, citado pelo mesmo jornal. Já durante a manhã, tinha sido o líder da Federação a revelar à Agência Lusa que dois atletas da seleção portuguesa tinham testado positivo — ainda que, nessa altura, não tenha identificado de quem se tratava, limitando-se a referir que não era nenhuma das atletas que tinha estado no estágio em Idanha-a-Nova e que era um homem e uma mulher.

Jorge Fonseca, o judoca que fez ippon ao cancro. “Incomodou-me a forma como fui exposto na doença”

No estágio em Idanha-a-Nova estiveram oito judocas da equipa olímpica, nomeadamente, Telma Monteiro, Maria Siderot, Catarina Costa, Joana Ramos, Bárbara Timo, Patrícia Sampaio, Yahima Ramirez e Rochele Nunes, treinados por Ana Hormigo. De recordar que Jorge Fonseca conquistou a medalha de ouro na categoria de -100kg nos Mundiais do ano passado, em Tóquio, tornando-se o primeiro judoca português a sagrar-se campeão do mundo na modalidade. Já Wilsa Gomes foi bronze nos Europeus de Sub-23, também em 2019.

O recomeço das provas de judo deverá acontecer em setembro, mês para o qual está calendarizado o Grande Prémio de Zagreb (18 e 20) e o Campeonato Nacional (26 e 27), enquanto que os Europeus de Praga, que deveriam ter-se disputado em maio, foram adiados para o período entre 8 e 10 de novembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR