A "Kristallnacht" assinala a data de quando mais de mil sinagogas em Berlim foram queimadas ou totalmente destruídas, assim como largas centenas de espaços comerciais de proprietários judeus.
Numa entrevista ao jornal alemão Bild, Alexander Stuart-Houston, sobrinho-neto do ditador, falou sobre como foi parar aos Estados Unidos e sobre os seus parentes políticos prediletos.
Estudo de investigadores alemães afirma que discursos do líder nazi tiveram efeito "insignificante" nos resultados eleitorais. Mas outros académicos apontam reparos à premissa da investigação.
Naramalli Sivaprasad compareceu na sessão do parlamento indiano desta quinta-feira vestido como Adolf Hitler. O objetivo era enviar um aviso ao primeiro ministro e angariar fundos para o seu estado.
Os restos mortais do ditador foram analisados pela primeira vez desde 1946. Matou-se mesmo, a 30 de abril de 1945, em Berlim, de duas formas: com um tiro na cabeça e uma ampola de cianeto.
É de 1924 e conta como judeus foram expulsos de uma cidade. Acabou por ter uma coincidência surpreendente com a realidade nazi, 20 anos depois. Esteve perdido, mas agora vai voltar às salas de cinema.
Um sino com uma suástica e uma inscrição nazi foi encontrado na igreja de Herxheim am Berg, na Alemanha. Depois de muita polémica e um presidente de Câmara demitido, o sino vai continuar a tocar.
Ao contrário do que sugere o filme A Hora Mais Negra, a decisão britânica de continuar a guerra em 1940 não foi o resultado de sondagens de opinião, mas de uma liderança que "caminhava com o destino".
É conhecido como o "Super Mercedes" Houve uma oferta de quase 6 milhões de euros, mas ficou aquém do preço mínimo de venda. O carro foi feito à medida para Hitler e o conta-quilómetros está nos 33 mil
Norman Ohler escreveu o primeiro livro sobre o consumo de drogas na Alemanha nazi. "Delírio Total" fala de Hitler, mas a personagem principal é outra: Pervitin, a primeira metanfetamina alemã.
Um par de boxers de Hitler foi a leilão e rendeu mais de 5.668 euros. A peça tem as iniciais "AH" gravadas e terá sido esquecida num hotel de luxo em 1938.
Depois da morte do estudante norte-americano libertado pela Coreia do Norte, a tensão entre os dois países continua a aumentar. Agora, a Coreia do Norte acusa Trump de seguir as políticas de Hitler.
“Porque odeio o meu tio” é o artigo que William Patrick Hitler escreveu sobre o seu tio, Adolf Hitler. Este relato, que saiu em 1939, relata uma chantagem feita a Hitler e vai agora a leilão.
Fotografias íntimas de Hitler e dos seus funcionários foram encontrados no quarto da mulher, Eva Braun, no bunker onde viveram os últimos tempos. Agora estão à venda em leilão. Veja-as aqui.
O telefone vermelho de Adolf Hitler, anunciado como a "arma mais destrutiva" da história, foi este domingo vendido por 243 mil dólares (239 mil euros), anunciou a empresa que organizou o leilão.
Os 2 polícias italianos que mataram o autor do atentado de Berlim iam ser condecorados na Alemanha pelo ato "heróico". No entanto, a simpatia assumida de ambos pelo fascismo anulou a homenagem.
A Comissão do Interior do parlamento da Áustria aprovou, esta quarta-feira, a expropriação da casa natal do ditador nazi Adolf Hitler na localidade de Braunau am Inn, no estado da Alta Áustria.
Albrecht Koschorke propõe-se aplicar a "Mein Kampf" as ferramentas analíticas dos estudos literários, de forma a explicar o poder exercido por esta obra maldita.
A casa onde Adolf Hitler nasceu irá ser remodelada e não demolida, para que não seja passada a imagem de que se quer apagar um marco importante da história austríaca.
Norman Ohler escreve, no livro "Der Totale Rausch", que a invasão da França pela Alemanha só foi possível devido às drogas. E que Hitler era também viciado em cocaína e outras drogas pesadas.
A suspeita já era antiga, e a descoberta de um pequeno cartão de registo nos arquivos de Berlim veio confirmá-la. Magda Goebbels, a mulher de um dos mais influentes líderes nazis, era judia.
Edgar Feuchtwanger é judeu e foi vizinho de Hitler em Munique. Mais: era sobrinho de um escritor que Hitler odiava particularmente. Agora lançou um livro onde conta a sua história.
A leilão foram levados mais de 169 objetos da coleção privada de um médico. Entre objetos vendidos estavam peças de vestuário e utensílios utilizados pelas altas patentes do partido nazi.
Uma malformação chamada hipospádia terá sido um dos grandes problemas de Adolf Hitler. É que esta deficiência faz com o que o pénis se torne muito mais pequeno do que o normal.
O mais sangrento dos campos de concentração foi libertado há 71 anos. É hoje o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. E poucos como Primo Levi escreveram sobre ele. Viveu-o. Sobreviveu-lhe.
Não é novidade que Erdogan quer que a Turquia se transforme num sistema presidencialista. Novidade é o exemplo que escolheu para reforçar a sua tese. Agora, diz que as suas palavras foram distorcidas.
O livro escrito por Hitler acaba de ser reeditado em Portugal e entrou no domínio público a 1 de janeiro de 2016. Que veneno resta nele, 90 anos depois de publicado? José Carlos Fernandes responde.
"A minha luta", de Adolf Hiltler, regressa ao mercado português pela E-Primatur, 40 anos após a primeira edição em Portugal, pelas Edições Afrodite/Fernando Ribeiro de Mello. Agora em versão integral.
Hilary Benn, ministro-sombra dos Negócios Estrangeiros, defendeu os ataques aéreos à Síria - dizendo que o ISIS não é diferente de Hitler. O discurso desafiou o líder do Labour, mas foi mais que isso.
O livro que foi bíblia do nazismo, escrito por Hitler em 1924, vai voltar a ser publicado na Alemanha 70 anos depois de ter sido proibido. A nova versão conta com quase 4 mil anotações académicas.
José Carlos Fernandes avisa que nem tudo são mistérios em "Mistérios inexplicados da II Guerra Mundial". Mas o livro não deixa de ser interessante para quem gosta do lado rocambolesco da História.
Yaphank era uma localidade onde vivia uma comunidade de apoiantes do regime nazi antes e durante a II Guerra Mundial. Hoje, essa ideologia parece estar longe. Ou nem tanto.
Depois de ter alegado que Al-Husseini teria convencido Hitler a recorrer à "Solução Final", Netanyahu explica, agora, que nunca quis absolver o alemão. Mas não esquece o papel do Mufti no Holocausto.
O New York Times fez a pergunta na sexta-feira e as respostas continuam a chegar às redes sociais. Há quem não tenha achado piada, há quem tenha feito piadas e há trocas sérias de argumentação.
Benjamin Netanyahu disse que o Grande Mufti convenceu Hitler a avançar para o Holocausto. A transcrição da conversa, de 1941, responde a esta e a muitas outras questões. Eis a prova dos factos.
Durante a tentativa de invasão da Grã-Bretanha pelos nazis, Adolf Hitler elaborou uma lista de personalidades inglesas que deveriam ser eliminadas. A lista tem alguns nomes curiosos.
Dois túneis nazis foram encontrados no sudoeste da Polónia. A descoberta foi de um investigador amador polaco, que afirma que dentro dos túneis existem ainda equipamentos militares dos alemães.
Já se sabia que o ditador alemão Adolf Hitler era um entusiasta da utilização da mais alta tecnologia em cenários de guerra. Mas há quatro armas "secretas" de que ainda pouco se sabia.
A capacidade de discurso do líder nazi era conhecida, mas Hitler sabia que a linguagem corporal também podia ser persuasiva. Por isso tirou fotografias para as treinar. Mas não gostou do resultado.
"Os segredos do III Reich", de Guido Knopp, não traz revelações sensacionais, mas aborda aspectos que costumam ficar de fora dos livros de história mais “sérios".
No dia em que passam 70 anos sobre a morte do homem que provocou a II Guerra Mundial, o Observador reuniu livros históricos e de ficção sobre o ditador que merecem ser lidos.
Durante a II Guerra Mundial, a família de Hitler estava dividida: o líder nazi destruía a Europa, enquanto o sobrinho entrava nas forças de defesa americanas para combater o nazismo.
Assume-se obcecado por Jorge Luís Borges e foi ao ler um conto do argentino que nasceu "O Evangelho Segundo Hitler". Polémica à parte, Marcos Peres quer mostrar que teorias da conspiração há muitas.
O ditador alemão morreu em 1945. Será? Um escritor e jornalista argentino tem uma tese que contraria a história. Hitler pode ter morrido no Paraguai em 1971. E, em vida, esteve ligado ao ocultismo.
A fotografia que retrata a queda dos nazis aos pés da União Soviética traz segredos atrás de si. É que afinal foi fabricada e aperfeiçoada alguns dias depois do final do Combate de Berlim.
Ditador nazi tinha um aperto de mão frouxo e era frequentemente assaltado por pesadelos horríveis. Hitler sofria de "Complexo de Édipo", pelo que ficou traumatizado por apanhar os pais a fazer sexo.
Aconteceu em 1944: o ditador Adolf Hitler lançou bombas para o solo germânico para testá-las de perto. Os documentos que relatam este feito vão ser postos à venda no próximo dia 18.
A mais recente campanha da marca de bebidas norte-americana, "Make it Happy", foi sabotada. Em vez de partilhar mensagens de felicidade, como era suposta, a Coca-Cola publicou citações de Hitler.
A manchete do jornal marroquino é provocadora só por si:"Será que os franceses vão fazer renascer os campos de concentração hitlerianos para exterminar os muçulmanos?"
Otto Skorzeny, aquele que foi considerado "o homem mais perigoso da Europa", rendeu-se à agricultura irlandesa, em 1959. Homem de confiança de Hitler, foi guarda-costas de "Evita" Peron, na Argentina.
Governo austríaco paga renda mensal de quase 5 mil euros para impedir que organizações neo-nazis ocupem a casa onde Hitler nasceu e viveu três anos. Casa está desocupada desde 2011.
O que está a perturbar a sociedade alemã não é só o aproveitar financeiramente um marco nazi. Alguns argumentam que esta reconstrução é, de alguma forma, o cumprir das ambições iniciais de Hitler.
O site Listverse preparou uma lista com os dez maiores mistérios da II Guerra Mundial. Quem traiu Anne Frank? O que é feito da Bandeira do Sangue nazi?
Neto de um banqueiro judeu, Helmut Schmidt, ex-chanceler da RFA, é um dos homens mais queridos da Alemanha. Agora, um livro acusa-o de ter tido um comportamento nacional-socialista "impecável".
As cláusulas secretas do Pacto Germano-soviético foram negadas pelo Kremlin até 1989. Agora, Putin sugere que a história do acordo não está bem contada.
Margot Wölk foi obrigada a provar as refeições de Adolf Hitler durante dois anos e meio. "Chorávamos como cães porque estávamos tão felizes por termos sobrevivido", lembrou.
Há 80 anos, a 2 de agosto de 1934, Hitler chegava à posição de Führer - líder supremo da Alemanha. Começava o Terceiro Reich, que viria a acabar 11 anos depois e com mais de 50 milhões de mortes.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.