Quem não tem cão, caça com gato. Quem não tem lojas físicas, passa a comprar online. Este foi mais ou menos o “lema” que o consumidor acabou por (ter de) adotar em plena fase de confinamento devido à pandemia de Covid-19.
Os consumidores que já estavam habituados a ter no mundo digital mais um canal de compra, mantiveram-no, agora provavelmente de forma mais consistente. Quem nunca viu no e-commerce uma apelativa forma de comprar, teve de se aventurar e, pelos vistos, render-se aos seus encantos.
Aliás, até ao início da pandemia e consequente “fecho” da economia, apenas 3 a 4% das vendas a retalho em Portugal eram realizadas online, segundo dados recolhidos pelo Barómetro CTT e-commerce Covid-19. O estudo revela que até à primeira quinzena de março, cerca de 87% das compras realizadas online tinham origem em sites internacionais, e que apenas 27% das empresas presentes na internet realizavam vendas por este canal.
Segundo este barómetro, em 2018, o número de compradores digitais em Portugal era de 46%, uma percentagem que deverá chegar aos 68% em 2025 — um crescimento que pode muito bem ser agora impulsionado pela pandemia, que forçou muitos clientes a darem os primeiros passos no comércio digital. A expectativa deste barómetro é que haja um incremento de 40 a 50% no e-commerce até ao final de 2020. A forma de consumir está a mudar e, consequentemente, também os comerciantes se têm de adaptar. Começando, claro, por oferecer soluções de pagamento que os protejam, assim como aos clientes.
Um método de pagamentos simples para todos
A questão coloca-se igualmente, ou de forma ainda mais intensa, do lado dos comerciantes. A atual situação de incerteza gerada pela pandemia da Covid-19 forçou toda a sociedade a mudar a forma de se relacionar. As pequenas empresas estão a ser altamente afetadas por esta situação, tendo sido impelidas a repensar os seus modelos de negócio e projetar novas maneiras de se relacionar com os seus clientes, mas também fornecedores e mesmo funcionários.
Os pagamentos digitais passaram a ser uma ferramenta essencial para qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, tornando o PayPal um parceiro estratégico, até pela sua capacidade de ajustar os seus produtos atuais às condições comerciais e necessidades dos clientes. Exemplo disso é o facto de, nesta fase de pandemia, o PayPal não ter cobrado qualquer taxa de estorno nas transações de pagamentos elegíveis quando os clientes entraram em disputa com o emissor do cartão. Da mesma forma, os períodos para resolver disputas de clientes também foram estendidos: 20 dias em vez de 10. Além disso, a proteção do vendedor para produtos digitais foi estendida, sem data de validade.
Uma das principais iniciativas lançadas pelo PayPal neste período de pandemia foi o uso de códigos QR, permitindo pagamentos em loja e a possibilidade de qualquer pessoa criar o seu próprio código QR para receber dinheiro de outros utilizadores.
O sistema chega precisamente numa altura em que existem preocupações associadas ao pagamento em numerário, devido à pandemia de COVID-19. Além disso, os comerciantes estarão isentos de taxas de transação pelos pagamentos feitos com códigos QR até 30 de setembro de 2020, inclusive.
Para fazer um pagamento na aplicação do PayPal, o utilizador tem apenas de selecionar ‘Enviar’ e selecionar o símbolo QR Code que se encontra no canto superior direito. Depois, deve apontar a câmara fotográfica do smartphone para o código disponibilizado pela loja ou comerciante e seguir as instruções no ecrã.
Benefício para comerciantes
Assim, uma das áreas onde o PayPal mais se distingue é precisamente nas soluções para as empresas que passam por permitir aceitar pagamentos e cartões bancários no site do comerciante, utilizando desde botões de checkout a soluções online totalmente personalizáveis. É ainda possível criar e enviar faturas personalizadas utilizando os modelos gratuitos disponibilizados por esta plataforma.
O PayPal garante que os seus produtos são simples de integrar, estando instalados na maioria das soluções de comércio eletrónico e carrinhos de compras, sendo que os pagamentos são colocados no saldo PayPal da empresa em apenas alguns minutos. Depois, o dinheiro pode ser transferido para uma conta bancária ou ser gasto diretamente a partir do saldo PayPal.
A marca tem disponível no programa de proteção do vendedor, no qual é possível proteger a receita face a azares ou perdas relacionadas com fraude. A cobertura abrange artigos físicos e bens digitais, assim como serviços.
Consumidores: a garantia de pagamentos seguros
O ato de pagar online é, para muitos consumidores, um dos fatores mais ponderados na escolha do canal digital para compras. Neste caso, é particularmente importante que sejam usadas as plataformas de pagamento com provas já dadas no mercado e que garantam ao consumidor a integridade dos dados, além da contínua aposta na inovação.
Dispositivos inteligentes e um mercado global de comércio eletrónico em expansão impulsionaram a rápida adoção de pagamentos digitais em todo o mundo. Os pagamentos digitais mudaram o setor de pagamentos tradicionalmente dominado por dinheiro e cartões de crédito, oferecendo aos consumidores taxas mais baixas e transferências mais rápidas com o toque de um botão.
Como um dos primeiros e maiores players no cenário de pagamentos digitais, o PayPal teve um papel enorme na construção de uma sociedade sem dinheiro, com rápido crescimento no número de utilizadores e transações.
A facilidade em abrir uma conta no PayPal
Abrir uma conta nesta plataforma não podia, na verdade, ser mais fácil. O registo passa por criar as credenciais (email e senha segura) e associar uma conta bancária, cartão de débito ou cartão de crédito. Estes dados vão permitir fazer o checkout de forma simples e segura em milhares de lojas online, usando precisamente apenas um email e uma palavra-passe. Uma das vantagens é não ser necessário introduzir números de cartões ou copiar entidades e referências para o seu homebanking ou para o sistema Multibanco.
Outro aspeto a salientar é a possibilidade de pagar de forma ainda mais rápida com o One Touch, fazendo o checkout sem mesmo ter que introduzir a sua palavra-passe em cada compra com PayPal.
Através desta conta, é possível, além de fazer compras em milhões de sites de todo o mundo, acertar contas com amigos em praticamente qualquer lugar. Para facilitar, a aplicação PayPal está disponível nas principais lojas dos distintos sistemas operativos.
Numa política de transparência, a empresa menciona que abrir uma conta e pagar com PayPal é rápido e totalmente gratuito, sempre que não envolva conversão de moeda. É também totalmente gratuito enviar dinheiro para amigos e familiares dentro do Espaço Económico Europeu, utilizando o seu saldo PayPal em euros. Claro que poderão ser aplicadas tarifas para outras transações.
Proteção contra fraudes
Uma das mais-valias do PayPal é a denominada proteção do comprador. Se a sua compra elegível não chegar ou não corresponder à descrição feita pelo vendedor, o PayPal pode reembolsar-lhe o valor. Claro que a empresa tem proteção contra fraudes, nomeadamente, a monitorização das transações 24/7, evitando phishing por email e roubo de identidade.
O e-commerce parece ter vindo para ficar, mas parece claro que os consumidores têm de ganhar nova consciência, nomeadamente optando por locais mais seguros para fazer as suas compras.
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