A China diagnosticou 17 novos casos de contágio local de Covid-19 na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país, indicaram esta segunda-feira as autoridades chinesas. O país asiático diagnosticou ainda cinco novos casos entre viajantes oriundos do exterior.

Um dos 17 novos casos anunciados foi diagnosticado na cidade histórica de Kashgar, detalhou o governo regional. Os restantes casos foram diagnosticados em Urumqi.

Urumqi, a capital de Xinjiang, com 3,5 milhões de habitantes, e onde os primeiros casos foram detetados na semana passada, implementou medidas de prevenção e anunciou na sexta-feira a suspensão do metropolitano local e o cancelamento de centenas de voos. Xinjiang registou um resultado positivo na quinta-feira, 16 na sexta-feira e 13 no sábado, segundo dados oficiais.

Metro encerrado e mais de 600 voos cancelados. Novos casos de infeção põem Xinjiang em alerta

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A região iniciou uma campanha maciça de testes para tentar conter o surto o mais rapidamente possível, noticiou a imprensa local.

Xinjiang é uma região vasta, de montanhas e desertos, com baixa densidade populacional, ocupando uma área quase 18 vezes superior à de Portugal. A região não foi afetada durante o pico do surto na China, nos meses de fevereiro e março.

Pequim, onde um novo surto detetado no mês passado levou a medidas parciais de confinamento, está há duas semanas sem novas infeções. As autoridades de saúde acrescentaram que, até à meia-noite (17h de domingo em Lisboa), 24 pacientes tiveram alta, fixando o número total de casos ativos no país asiático em 249, cinco dos quais se encontram em estado grave.

De acordo com os dados oficiais, desde o início da epidemia, a China registou 83.682 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).