Foi um final quase poético. No último dia da temporada para ambas as equipas, o Sp. Braga, antiga equipa de Rúben Amorim, roubou o terceiro lugar ao Sporting, atual equipa de Rúben Amorim. Em março, o treinador trocou o Minho por Lisboa, deixou o Sp. Braga e uma total invencibilidade pessoal na Primeira Liga e aterrou em Alvalade com o objetivo de garantir a presença no pódio. Apareceu uma pandemia pelo meio, uma interrupção de três meses e a retoma trouxe as primeiras derrotas do treinador e o quarto lugar dos leões.

Fransérgio acertou no poste, voltou a tentar, encurtou 360 kms e foi a imagem de uma equipa (a crónica do Sp. Braga-FC Porto)

E este sábado, depois do apito final do jogo entre o Sp. Braga e o FC Porto e a derrota do Sporting na Luz, António Salvador decidiu aparecer na sala de conferências de imprensa para fazer um balanço da temporada dos minhotos e deixar alguns recados. “Esta minha vinda aqui, de uma forma muito clara, tem como objetivo dar um obrigado a todos os profissionais do Sp. Braga. Esta foi uma época muito difícil, que já vai para o seu 14.º mês. Tivemos uma série de problemas desde o início da preparação da época, com a saída do Abel, como todos sabem estava a ser preparada em função dele, que saiu, não porque o Sp. Braga quisesse, mas porque recebeu propostas que não quis recusar”, começou por dizer o presidente do Sp. Braga, que falou antes de Artur Jorge aparecer para responder aos jornalistas, apontando depois baterias ao Sporting.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quero agradecer ao Rúben Amorim pela excelente campanha que fez na Liga e na Taça da Liga. Infelizmente, por circunstâncias que o clube não teve nada a ver, decidiu ir para um clube que ainda não pagou a cláusula de rescisão. Fomos buscar o Custódio, veio a pandemia, foi muito difícil para nós. Tivemos que recorrer mais uma vez internamente para acabar a época. Parabéns a todos os profissionais e a todos os jogadores. Esta época histórica do Sp. Braga, que venceu a Taça da Liga, que venceu os ditos ‘grandes’ e que conseguiu acabar em terceiro lugar, eles são todos uns verdadeiros campeões. A eles e a toda a estrutura porque só com pessoas assim é que o clube conseguiu aguentar todos os abalos que tivemos esta época. O meu obrigado a todos os treinadores que por aqui passaram. Bem sei que tudo fizeram para que este lugar não fosse nosso, tendo inclusivé vindo buscar o nosso treinador Rúben Amorim, mas nós não somos de nos vergar”, concluiu António Salvador.

“Os erros têm consequências”. António Salvador anuncia que Custódio já não é treinador do Sp. Braga

De recordar que no início do mês, quando anunciou a saída de Custódio e a solução interna que foi Artur Jorge, o presidente minhoto já tinha criticado os leões.  “A questão, porém, é mais profunda: é que o SC Braga não é apenas a equipa mais prejudicada na época 2019/20, já o foi na temporada transata, contribuindo inclusivé para a descida de divisão da sua equipa B, conforme reconheceu o próprio Conselho de Arbitragem, que não deixará de notar a coincidência de o Clube mais beneficiado ser, mais uma vez, aquele que compete diretamente com o SC Braga por um lugar na tabela”, podia ler-se no comunicado oficial do clube, numa altura em que os dois clubes ainda lutavam pelo terceiro lugar.

“O erro é parte integrante do futebol e da vida, mas o erro persistente e reiterado tem outro nome e não há que ter receio de o apontar: chama-se incompetência. Permitir a incompetência é um atestado de incapacidade que tem de ser claramente imputado a este Conselho de Arbitragem, que é conivente com um prejuízo de nove pontos à equipa do SC Braga ao longo deste campeonato, conforme é reconhecido por todos os analistas e por toda a Comunicação Social, que também deteta um benefício de 5 pontos para o competidor direto, o Sporting CP”, terminou, na altura, o presidente minhoto.