O presidente do Governo dos Açores recusou-se esta quinta-feira a fazer “futurologia” sobre as dúvidas da Comissão Europeia em torno de apoios recentes à SATA, mas garantiu que a região irá explicar todas as questões levantadas por Bruxelas.

A atualidade já é tão rica, tão rica, que parece-me que dispensamos todos futurologia. O que a Comissão Europeia disse é que havia a necessidade de explicar algumas questões. É isso que será feito”, declarou Vasco Cordeiro, falando aos jornalistas em Ponta Delgada.

O governante falava depois de se ter sabido esta semana que a Comissão Europeia diz que Portugal tem de provar que os três aumentos de capital recentes na transportadora açoriana SATA não foram ajudas do Estado, para se garantir a conformidade total do apoio de 133 milhões de euros pedido recentemente.

Bruxelas considera, “nesta fase”, que injeções de capital dos Açores na Sata são ajuda ilegal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Aquilo que foi comunicado foi a necessidade de explicar essas questões. É isso que será feito”, insistiu o chefe do executivo açoriano.

A posição de Bruxelas surge na carta enviada pela vice-presidente executiva da Comissão Europeia Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência, ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a propósito da “luz verde” de Bruxelas a um auxílio estatal português de 133 milhões de euros à transportadora aérea açoriana SATA.

O apoio consiste numa garantia de Estado a um empréstimo junto de entidades privadas.