A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou esta quarta-feira a utilização de corticosteroides sistémicos no tratamento da Covid-19, mas apenas para casos graves e críticos.

O novo guia para médicos sobre o uso de corticosteroides em doentes com Covid-19, que foi esta quarta-feira publicado, sublinha que estes fármacos não devem ser utilizados para tratar pacientes que não estejam em estado grave.

Segundo o documento, a utilização nos pacientes graves e críticos é recomendada independentemente de os doentes estarem hospitalizados.

Por outro lado, a decisão de não recomendar o uso de corticosteroides em doentes que não estejam em estado grave é justificada pela existência de evidência científica, ainda que com baixos níveis de certeza, que aponta para um potencial aumento da mortalidade entre estes doentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os corticosteroides estão incluídos na lista de medicamentos essenciais da OMS, disponíveis em todo o mundo a um baixo custo.

O guia foi desenvolvido em colaboração com a fundação não-governamental MAGIC, que prestou apoio metodológico no desenvolvimento e divulgação do guia para o tratamento farmacológico da Covid-19.

O documento começou a ser preparado no final de junho, quando foi publicado um relatório preliminar do ensaio RECOVERY sobre o impacto dos corticosteroides.

Além destes resultados, a OMS desenvolveu, em conjunto com os investigadores, uma meta-análise de outros sete ensaios sobre o medicamento para conduzir uma meta, com objetivo de fornecer evidências adicionais.