Dois passageiros, de nacionalidade francesa, e cinco tripulantes de um navio cruzeiro que opera no rio Douro, da empresa francesa CroisiEurope, testaram positivo à Covid-19, disse esta quarta-feira fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Os primeiros seis casos foram confirmados pela ARS-Norte à Lusa durante a manhã desta quarta-feira. Em declarações à SIC Notícias, o Presidente da Câmara de Castelo de Paiva, onde o barco está atracado, confirmou a existência de mais um caso positivo entre os tripulantes.

Gonçalo Rocha adiantou que os passageiros infetados, um casal, estão numa unidade de saúde e que a situação está a ser “acompanhada de perto”. Todos os tripulantes encontram-se na embarcação e os cinco que testaram positivo estão isolados. Contactada pela Lusa, fonte da ARS-Norte afirmou que todos os passageiros e tripulantes da embarcação estão a ser testados. No total, de acordo com a mesma fonte, são 67 passageiros e 20 tripulantes.

A situação está a ser acompanhada pela autoridade de saúde e pelo presidente da Câmara de Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro.

Associação garante que todas as medidas foram tomadas

A Associação das Atividades Marítimo-Turísticas do Douro (AAMTD) garantiu entretanto que as medidas de prevenção para evitar a propagação da covid-19 foram implementadas “ao longo de todo o cruzeiro” no navio que conta com sete infetados. Em comunicado, a AAMTD salienta que o navio cruzeiro da empresa CroisiEurope que opera no rio Douro fez o “controlo diário da sintomatologia de passageiros e tripulantes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Todos os processos contínuos de desinfeção dos espaços do navio, o uso de máscaras nos espaços interiores do navio, e a desinfeção de toda a bagagem a bordo foram devidamente implementados e cumpridos ao longo de todo o cruzeiro”, sublinha a associação do setor, na nota hoje divulgada.

Cinco tripulantes e dois passageiros do navio, um casal de nacionalidade francesa, estão infetados com o novo coronavírus e a associação do setor elogia “a atuação pronta de todas as entidades envolvidas de forma a garantir a segurança de todos”. A AAMTD realça terem sido seguidos todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, “de forma coordenada com as autoridades”, assim que foi comunicado à operadora de cruzeiros fluviais o caso positivo.

“Os cinco tripulantes encontram-se assintomáticos, estando isolados em cabine própria a bordo da embarcação. Os restantes 22 elementos da tripulação, cujos testes foram negativos, estão em situação de quarentena restrita ao navio”, informa a AAMTD. O barco encontra-se no cais de Sardoura, concelho de Castelo de Paiva. De acordo com o comunicado hoje divulgado, os restantes passageiros não apresentaram qualquer sintoma.

“Todos os restantes passageiros do cruzeiro, de origens francesa e belga, haviam já regressado aos seus países de origem após o término de cruzeiro, não tendo algum deles apresentado, até à data, qualquer sintomatologia indicadora de infeção”, refere a AAMTD.

A associação do setor acrescenta que o passageiro encaminhado para o Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, na sequência de queixas de indisposição, na segunda-feira, já tinha sido conduzido pelo INEM ao Hospital da Guarda, dois dias antes, com dores no abdómen, para a realização de exames, “tendo tido alta médica no final desse mesmo dia, não apresentado qualquer sintomatologia indicadora de infeção”.