O corpo de um homem foi este domingo encontrado a oeste na praia da Boca do Rio em Vila do Bispo (Faro) com semelhanças fisiológicas às do banhista desaparecido na sexta-feira numa praia vizinha, revelou a Autoridade Marítima Nacional.

“O alerta foi dado por um popular que caminhava no cimo da falésia por volta das 12h30 e avistou algo. As semelhanças fisiológicas são as mesmas: sexo masculino, aparentemente jovem, o que leva a querer que possa ser o jovem desaparecido”, disse à Lusa Pedro Fernandes da Palma, comandante do Porto de Lagos.

Por se encontrar numa “zona rochosa de difícil acesso, o corpo foi removido por mar” pela lancha da Estação Salva-vidas de Sagres com o auxílio dos Bombeiros Voluntário de Vila do Bispo e transportado para o porto da Baleeira, em Sagres, onde o Delegado de Saúde irá efetuar “as devidas diligências processuais” e posteriormente “proceder-se à identificação do cadáver”, adiantou.

O corpo foi encontrado dentro dos sete quilómetros estabelecidos para as buscas, entre a praia das Furnas e de Cabanas Velhas, perto da localidade de Salema.

O homem com cerca de 30 anos e dupla nacionalidade belga e canadiana desapareceu na sexta-feira por volta das 16h30, após ter entrado na água – com um outro de nacionalidade alemã – numa praia não vigiada e numa altura em que o mar apresentava uma ondulação forte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O homem desapareceu nas águas “depois de ter ficado em dificuldades no mar e ter sido arrastado para uma zona rochosa”. O outro homem conseguiu “chegar a terra pelos próprios meios”, referiu Pedro Fernandes Palma.

As buscas iniciaram-se na sexta-feira, mantendo-se durante essa noite com a maré vazia. Foram retomadas no sábado com um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, com uma lancha da estação salva-vidas de Sagres, com elementos da polícia marítima, Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e militares do sistema de vigilância motorizada da Autoridade Marítima. Prosseguiram este domingo às oito da manhã apenas por via terrestre.

Estiveram empenhados nas buscas por terra a Polícia Marítima, a viatura ‘Amarok’ com dois militares do projeto ‘SeaWatch’ e os Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e por mar a Estação Salva-vidas de Sagres com recurso à embarcação SR-33′.