Daniela Campos, que conquistou a sua primeira medalha de ouro em grandes competições internacionais, foi a mais forte em pista na corrida que ia eliminando as mais lentas.

“A Daniela Campos melhorou muito face à anterior corrida neste Europeu, controlando os fatores importantes da prova. É um título magnífico, muito importante para a Daniela, porque lhe dá um impulso de desenvolvimento futuro”, elogiou o selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes.

A portuguesa foi acompanhada no pódio pela checa Gabriela Bartova e pela atleta dos Países Baixos Daniek Hengeveld.

Iuri Leitão, que neste evento já tinha sido vice-campeão europeu em eliminação, repetiu o lugar do pódio por pontos, depois de estar praticamente toda a corrida em posição de medalha e, apesar de ter baixado de rendimento no último terço da prova, foi o primeiro na última volta, com pontuação a dobrar.

O português totalizou os mesmos 34 pontos do alemão Richard Banusch, terceiro, e do suíço Mauro Schid, quarto, bem distantes do russo Gleb Syritsa, que se impôs com 66 pontos.

“O Iuri teve um momento de transcendência, fazendo 800 metros no máximo das suas capacidades. Ultrapassou os corredores que vinham em fuga e triunfou no último sprint, feito essencial para podermos chegar ao pódio. Foi o corolário de corrida muito dura, perante adversários muito fortes”, congratulou-se Gabriel Mendes

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em três dias de competição no velódromo ao ar livre italiano, Portugal soma já quatro medalhas, face à prata de Iuri Leitão na eliminação em sub-23 e ao bronze de Maria Martins em scratch no mesmo escalão etário.

A ribatejana, que vai competir nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também competiu este sábado, sendo 11.ª na corrida por pontos, em prova ganha pela italiana Silvia Zanardi.

O programa de competição até domingo foi alterado em virtude de o velódromo ser ao ar livre e de estar prevista chuva para domingo, quando competirem Maria Martins na eliminação e Iuri Leitão no scratch.