Homens armados invadiram uma escola na cidade de Kumba, nos Camarões, e dispararam indiscriminadamente contra as crianças, que estavam na aula. De acordo com o Gabinete das Nações Unidas de Coordenação dos Assuntos Humanitários, pelo menos seis menores morreram.

O ataque aconteceu por volta do meio-dia deste sábado. Os atacantes chegaram em motas e vestido com roupas civis. “Encontraram as crianças na aula e dispararam sobre elas”, disse Ali Anougou, sub-prefeito de Kumba, à Reuters.

As autoridades locais confirmaram a morte de pelo menos seis crianças, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos. Outras oito foram transportadas para o hospital com ferimentos. Os números avançados pelo Gabinete das Nações Unidas de Coordenação dos Assuntos Humanitários é, contudo, maior — de acordo com este organismo, as vítimas são oito e há 12 crianças feridas. Algumas das crianças terão sido esfaqueadas.

Segundo a Reuters, Anougou e outro oficial atribuíram a autoria do ataque aos separatistas, mas não apresentaram qualquer evidência nesse sentido. A região é palco de um conflito entre o exército camaronês e grupos separatistas que querem criar um estado livre chamado Ambazonia na zona oriental do país, onde se fala inglês. Desde 2017, esta luta já provocou a morte de centenas de pessoas e gerou centenas de deslocados, impedindo muitas crianças de irem à escola, lembra a mesma agência de notícias.

No ano passado, as autoridades camaronesas acusaram os separatistas de raptarem dezenas de crianças de escolas, uma acusação que foi negada pelos líderes do movimento separatista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR