Acompanhe o nosso liveblog sobre tensões políticas internacionais
A detenção de cinco pessoas na Noruega e as buscas na Alemanha e na Roménia resultaram de uma investigação sobre suspeitas de fraude e suborno em contratos de navios para missões da NATO, indicou esta quarta-feira a agência de justiça criminal da União Europeia.
A Eurojust afirmou que as detenções e buscas envolveram uma empresa e os seus subcontratados, suspeitos de emitir faturas fraudulentas por serviços prestados em terra para assistência a navios e tripulações durante escalas em portos do noroeste da Europa.
Segundo uma estimativa da Eurojust, os Estados-membros da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental) sofreram prejuízos de cerca de um milhão de euros, embora o valor total da fraude não seja ainda conhecido.
A empresa é ainda acusada de usar um intermediário para subornar funcionários públicos para obter tratamento privilegiado junto da Agência de Apoio e Aquisições da NATO (NSPA, na sigla em inglês).
A NSPA auxilia os 32 membros da maior aliança de segurança do mundo e os seus parceiros na aquisição de equipamento de defesa, bem como de outros sistemas e serviços de apoio.
A NATO, enquanto organização, não possui navios, tanques ou armamento.
A empresa no centro da investigação não foi identificada, mas as suas instalações na Roménia e várias residências foram alvo de buscas.
Na Alemanha, as diligências concentraram-se em duas empresas e uma residência, precisou a Eurojust num comunicado.